Checklist: Seu condomínio está preparado para segunda onda da covid-19?
Organizamos uma lista para síndicos, zeladores e gestores conferirem se seus condomínios estão com tudo em dia para enfrentar a pandemia neste começo de ano
Como previsto, a segunda onda da covid-19 veio com força total após as festas de final de ano.
Superada a triste marca de 200 mil mortes e 8 milhões de casos de coronavírus, protocolos e medidas que minimizam o contágio são mais do que necessários e os condomínios têm um papel importante para conter surtos da doença em suas comunidades.
Será que o seu condomínio está pronto para encarar a segunda onda, que já está batendo à porta?
Para te ajudar a fazer essa verificação, o SíndicoNet preparou um checklist para você conferir as condições do seu condomínio e tomar todas as providências.
Vamos lá? Verifique se os itens abaixo estão em ordem no seu condomínio.
- DOWNLOAD: baixe o checklist e use no seu condomínio.
Assembleia virtual é a opção mais segura
A forma mais segura de se realizar assembleias na pandemia tem sido a assembleia virtual: sem aglomeração e risco de contágio. A modalidade foi impulsionada pela Lei 14.010/2020, que a autoriza em caráter emergencial. Uma nova temporada de assembleias já começou. Atenção:
- checar se a Convenção do seu condomínio não proibe a modalidade. Há um entendimento no meio jurídico de que não é necessária previsão de assembleia virtual no documento
- conferir se assembleia virtual é viável a todos os condôminos
- providenciar tecnologia de assembleia virtual. Muitas administradoras já possuem
- condôminos preferem modelo híbrido? Planejar-se com administradora
- enviar com antecedência pauta completa, previsão orçamentárias e materiais complementares para estudo prévio e reunião rápida
- condôminos pouco familiarizados com tecnologia? Enviar tutoriais e agendar treinamento prévio
Áreas de lazer
Cada condomínio, uma realidade diferente. Gestores e condôminos devem avaliar riscos e fazer adaptações no uso das áreas de lazer, conciliando prevenção e atendimento às necessidades de moradores.
- monitoramento e cumprimento de leis e decretos locais
-
elaboração de protocolos de uso de cada área de lazer, como:
- rodízio de uso de áreas
- agendamento prévio
- limitação do número de pessoas
- limpeza mais frequente
- estabelecimento de regras transitórias gerais para o condomínio
- divulgação ampla destes documentos à massa condominial e funcionários
- sinalização com placas/informes dos protocolos em cada área
- limpeza dos espaços: pela equipe, seguindo rotina e horários estabelecidos, e também pelos moradores antes do uso de equipamentos
- manter fechadas áreas que não apresentam condições seguras de uso, como brinquedotecas e saunas
- avaliar uso de espaços de socialização, para evitar aglomeração e trânsito de pessoas externas à comunidade, como salão de festas e churrasqueira. A boa prática tem sido liberar apenas para as pessoas da mesma unidade
DOWNLOAD: EBOOK de Reabertura de Áreas Comuns e de Lazer nos condomínios
Comunicação e orientação a condôminos e moradores
A pandemia trouxe mudanças profundas na vida em condomínio, impactando comportamentos, hábitos, uso e jeito de morar. Novos decretos e regras precisam ser divulgados:
- novos regramentos (internos ou governamentais) devem ser informados pelos meios oficiais
- comunicados de conscientização e boas práticas: publicação planejada e periódica. Consulte e use a biblioteca de downloads do SíndicoNet com cartazes e modelos
- estimular moradores a reportar ao síndico ou administração em caso de infecção para apoio e providências
Comunidade: estímulo à empatia e rede de apoio
A pandemia trouxe uma oportunidade para fortalecer e estimular o espírito de comunidade e coletividade que potencialmente todo condomínio tem.
- formar rede de apoio para quem precisa: grupo de risco, pessoas infectadas (levar entregas até a porta), solitários precisando conversar
- divulgar "classificados" locais por meio de plataformas ou mural: oferta e procura por serviços e produtos fornecidos por moradores
- cocriação de soluções com moradores para problemas do condomínio
- criar regras para horários de barulho: reformas, instalação de equipamentos, mudanças
- estabelecer plantão na agenda do síndico para ouvir moradores
- ter protocolo para gestão de conflitos entre vizinhos: estímulo a conversas empáticas, adoção da Comunicação Não-Violenta, mediação profissional
Áreas comuns
Halls sociais, áreas de acesso, corredores de andares, garagens e demais espaços de grande circulação de moradores, funcionários, visitantes etc demandam itens essenciais:
- dispensers ou totens de álcool em gel em pontos estratégicos
- tapetes sanitizantes nos principais acessos
- placas informativas sobre uso de máscara e distanciamento social
- marcação no piso de distanciamento: recepção, guarita/portaria, elevadores
Limpeza
As rotinas de limpeza passaram a ser mais intensas e frequentes em algumas áreas do condomínio e gestores devem estabelecer protocolos de acordo com perfil do local:
-
criação de roteiro e periodicidade na limpeza das áreas e superfícies mais acessadas, como:
- elevadores
- portas
- maçanetas
- interruptores
- interfones
- bancadas de trabalho de funcionários
- resíduos: disponibilizar contêineres/latões adequados ao volume maior, principalmente de lixo reciclável
- desinfecção de ambientes com pulverizadores ou empresa especializada, a depender do volume de circulação ou casos confirmados de covid-19
-
estoque de três meses de produtos de limpeza e insumos mais usados, tais como:
- refil de álcool em gel
- álcool 70%
- desinfetante
- panos
- luvas
- propé (sapatilhas descartáveis para calçados)
- papel toalha
- EPI's (Equipamentos de Proteção Individual) para equipe de limpeza: luvas e botas específicas, óculos, uniforme, face shield etc
COTEIBEM: cotações inteligentes com transparência para o seu condomínio
ARTIGO: COVID-19 e geração de lixo nos condomínios: qual a relação?
Segurança e controle de acesso
O uso de máscara facial tornou ainda mais desafiador identificar as pessoas, o que é um prato cheio para golpistas. Estranhos devem passar pelo controle de acesso para entrar.
- biometria: limpeza do equipamento ou troca por reconhecimento facial
- controle de acesso visitantes/moradores: porteiro deve pedir para remover máscara para identificação completa, fotografar etc e dar baixa na saída
- revisão e atualização de protocolos de segurança e novos golpes junto à equipe de colaboradores e moradores
ARTIGO: Não deixe o coronavírus 'assaltar' seu condomínio
Funcionários do condomínio
São os colaboradores que estão na linha de frente fazendo o condomínio rodar em meio à pandemia. Precisam de condições sanitárias e de segurança para o bom desempenho das funções:
- providenciar kits de máscaras suficientes para uso diário
- providenciar EPI's ao auxiliar de serviços gerais, faxineiro e manutencistas (óculos, luvas, máscaras, botas)
- revisar constantemente protocolos de higienização de estação de trabalho (porteiros) na troca de turno
- ter plano de contingência caso haja baixa de funcionários por covid-19 (escalas, terceirização, acesso alternativo de moradores)
Encomendas, correspondências e delivery
Aumentou drasticamente o volume de e-commerce, cartas e delivery durante a pandemia. Condomínios devem se adaptar para o fluxo seguro dos itens dentro do empreendimento:
- estabelecer regras claras na gestão de encomendas e correspondências no regulamento interno
- orientar moradores a retirar encomendas diretamente com entregador, sempre que possível. Isso evita manuseio excessivo (risco de contaminação) e acúmulo na guarita ou depósito
- avaliar instalação de armários inteligentes (lockers) para encomendas e delivery
- condomínios de grande porte: avaliar contratação de funcionário dedicado à atividade ou de logística externa para gestão
- adotar tecnologia para registrar e emitir notificação de chegada de encomenda
- encomendas recebidas por funcionários: retirada mediante assinatura de protocolo
- encomendas de grande porte devem sempre ser recebidas pelo morador
LEITURA: Gestão de encomendas e correspondências em condomínios
- DOWNLOAD: gostou do do checklist? Baixe e use no seu condomínio.
Conteúdo SíndicoNet