Canalização de água
SP: Chuvas intensas reabrem cratera em condomínio popular
Cratera reaparece após fortes chuvas em condomínio da CDHU em Franco da Rocha, na Grande SP
Moradores sofrem com o mesmo problema desde 2018. A CDHU informou que enviou na sexta-feira (30), uma equipe técnica e um consultor especializado ao local e vai apoiar a Prefeitura Municipal de Franco da Rocha para tomar as providências necessárias para solucionar o problema.
Depois das fortes chuvas que atingiram a capital e região Metropolitana nos últimos dias, uma cratera reabriu em um condomínio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) no bairro Chácara Bom Tempo, em Franco da Rocha, na Grande São Paulo.
Os moradores do condomínio sofrem com o mesmo problema desde 2018.
A CDHU informou que enviou na sexta-feira (30) uma equipe técnica e um consultor especializado ao local e, disse ainda que, vai apoiar a Prefeitura Municipal de Franco da Rocha para tomar as providências necessárias para solucionar o problema.
A Prefeitura de Franco da Rocha informou que se reuniu neste sábado (31) com a Defesa Civil do estado pra avaliar a situação da cratera.
De acordo com os técnicos, não há risco iminente de desabamento das torres do condomínio e o local não precisa ser interditado. A Prefeitura fez uma intervenção apenas no entorno da cratera para desviar a água da chuva. E aguarda um relatório do (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) IPT, previsto para a semana que vem.
O representante da CDHU que esteve no local para fazer uma vistoria não deu nenhuma posição para os moradores.
Uma vistoria da Defesa Civil do estado estava prevista para a manhã deste sábado (31), mas ninguém apareceu.
Problema antigo
Em 2018, o local chegou a ser interditado e os moradores foram removidos, mas voltaram para o condomínio no ano seguinte, sem nenhum laudo de autorização, segundo os próprios moradores.
"Foi feita uma intervenção grande, abriram todo o estacionamento, fizeram fundações por debaixo dos blocos G e H, fizeram muro de arrimo, porém, depois de um ano que a obra foi feita, infelizmente, foi feito a canalização da água pluvial junto com a rede de esgoto e essa caixa de esgoto rompeu, o que provocou essa erosão que nós podemos ver hoje novamente, que ta aí", disse o síndico do condomínio, Rogério Gomes. "Tem trincas, muitos apartamentos caíram os azuleijos dos banheiros, da cozinha, tem rachaduras aqui no chão. O povo fica com essa insegurança, né?", complementou.
"Essa cratera vem desde 2005. Em 2007 a gente saiu daqui pra morar numa obra social, voltamos depois de 6 meses. Em 2018 houve uma outra cratera. Mas eles fizeram a gente voltar. Voltou sem dar um laudo para nós", disse disse o morador Walmir Messias.
https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2022/12/31/cratera-reaparece-em-condominio-de-franco-da-rocha.ghtml