O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Ambiente

SOS Rio Grande do Sul

Chuva volta a provocar danos em 19 municípios, deixando desalojados

segunda-feira, 17 de junho de 2024
WhatsApp
LinkedIn

Chuvas no RS: 19 municípios registraram danos por inundações e deslizamentos de terra no fim de semana; veja quais

De acordo com a Defesa Civil do estado, em São Luiz Gonzaga, 400 pessoas ficaram desalojadas, uma ferida e cerca de 15 mil afetadas

Até a manhã desta segunda-feira, 19 municípios gaúchos reportaram à Defesa Civil do Rio Grande do Sul danos em virtude de alagamentos, inundações e deslizamentos de terra durante o último fim de semana. Conforme noticiado pelo GLOBO, em São Luiz Gonzaga, 400 pessoas ficaram desalojadas, uma ferida e cerca de 15 mil foram afetadas.

Ainda na noite de domingo, a primeira carga de itens de ajuda humanitária foi entregue aos afetados na cidade de São Luiz Gonzaga.

No distrito de Barra do Ouro, em Maquiné, 2 mil pessoas ficaram ilhadas devido à interrupção da ERS-484 e da ERS-239. Em Dom Pedro de Alcântara ocorreu um movimento de massa que ocasionou o desmoronamento de uma comunidade religiosa, sem registro de feridos, somente danos materiais.

Os demais municípios afetados registraram chuvas intensas, alagamentos e inundações pontuais, e destelhamentos. As regiões da Serra e Litoral Norte registraram pequenos movimentos de massa sem maiores danos, de acordo com a Defesa Civil.

Veja quais municípios foram afetados

  1. Arvorezinha
  2. Bento Gonçalves
  3. Boqueirão do Leão
  4. Canela
  5. Capão da Canoa
  6. Caxias do Sul
  7. Coqueiro Baixo
  8. Dom Pedro de Alcântara
  9. Igrejinha
  10. Mampituba
  11. Maquiné
  12. Pareci Novo
  13. Parobé
  14. Roca Sales
  15. São Luiz Gonzaga
  16. Rio Pardo
  17. São Vendelino
  18. Três Coroas
  19. Vale Real

Elevação dos rios

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu, na noite desse domingo (16), uma série de boletins com alertas sobre a elevação dos rios Taquari, Caí, Paranhana, Cadeia e rio dos Sinos, que está em elevação a partir de Taquara. Os avisos valem, até o momento, até às 19h desta segunda-feira, exceto se houver atualizações de emergência. A recomendação é que a população que mora em áreas com histórico de alagamentos ou inundações procure abrigo em local seguro.

Os avisos do órgão estadual também pedem atenção a eventos de chuva intensa com risco de alagamentos, ventos fortes e descargas elétricas para todos as regiões, com validade até a manhã desta segunda. Para quaisquer casos de emergência, canais prioritários para pedidos de informação e socorro são o 190 e 193.

"Caso seja surpreendido pelo tempo severo, busque abrigo, e não atravesse alagamentos a pé ou, mesmo, de carro. Procure informações junto à Defesa Civil da sua cidade, conheça os Planos de Contingência municipais para saber quais os riscos e como agir em caso de desastre no seu município", aconselha, a nota de alerta.

Nesta manhã, o MetSul Meteorologia informou que o rio Taquari seguirá subindo ao longo do dia no vale, uma vez que o Rio das Antas se elevou durante toda a madrugada. Todos eles seguem sendo monitorados.

O Rio Grande do Sul deve ser atingido por uma frente fria, o que aumenta as chances de chuvas fortes e diminui as temperaturas da região — com exceção do extremo norte do estado, segundo a Climatempo.

Fonte: https://oglobo.globo.com/brasil/sos-rio-grande-do-sul/noticia/2024/06/17/chuvas-no-rs-19-municipios-registraram-danos-por-inundacoes-e-deslizamentos-de-terra-no-fim-de-semana.ghtml

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet