Ex-faxineira ensina cidadania para crianças de condomínio, no ES
Alunos aprendem noções básicas de boa convivência entre os moradores. Professora de Vitória pretende se graduar na função.
O que era para ser apenas um condomínio residencial, também passou a ser utilizado como sala de aula no bairro São Pedro, em Vitória. Neuza Silva, moradora de um dos edifícios do conjunto, tomou a iniciativa de dar aulas de ética e cidadania para as crianças do local.
"Eu não toco mais a campainha e saio correndo, porque aprendi que é falta de educação", conta Gabriel Soares. Aluno aplicado de dona Neuza, ele é um dos que têm a resposta na ponta da língua, quando questionado sobre o que aprende nas aulas de boa convivência.
Limpar o quintal sujo, não entrar na casa dos outros sem ser convidado, não sujar as paredes do condomínio e respeitar os moradores estão entre as lições ensinadas pela professora.
Ex-faxineira, Neuza havia cursado apenas até a 4ª série e morava de aluguel. "Depois que eu comecei a estudar, minha vida mudou. Agora sou supervisora profissional e uma mulher realizada", disse.
Hoje, ela tem sua casa própria, concluiu o ensino médio e pretende continuar os estudos para se tornar professora por formação. Exemplo de que uma boa educação pode mudar os rumos de uma vida, a moradora segue com as aulas no prédio, enquanto busca concretizar os seus planos.
Fonte: www.g1.com.br
Matérias recomendadas