Cobrança extra-judicial de devedores em condomínios
Empresa especializada pode ser um desestímulo à inadimplência no seu condomínio
Receber as taxas condominiais em dia é um dos principais objetivos dos condomínios. Afinal, a inadimplência está cada vez mais presente nos residenciais brasileiros.
E nessa luta diária, a cobrança judicial torna-se uma arma importante em diversos casos. Porém, antes de partir para os meios jurídicos, uma tentativa bem-feita de cobrança amigável com o inadimplente quase sempre vale a pena.
É nesse momento que muitos condomínios têm tido sucesso ao optar por terceirizar a cobrança extra-judicial com uma empresa profissional nesse tipo de processo.
Como funciona a cobrança extra-judicial para condomínios
A praxe adotada pelos condomínios, geralmente, é esperar três meses antes de entrar com ação judicial contra o devedor.
Quem não usa um serviço especializado costuma contar com os serviços da administradora, que podem incluir ligações e cartas para quem não está em dia com as suas obrigações com o condomínio.
“Infelizmente, muitas pessoas recebem essas cartas e telefonemas e não reagem, não pagam”, pontua Luis Eduardo Rezende Caracik, diretor da Êxito, empresa especializada em cobranças extra-judiciais para condomínios.
Durante esse período, porém, empresas especializadas realizam um trabalho customizado no sentido de atender e entender o devedor, e conscientizá-lo do seu papel no condomínio.
“Nossos clientes ficam satisfeitos porque cobramos de forma a preservar a relação entre a administração do condomínio e os devedores. Afinal, essas pessoas vão continuar a se cruzar nas áreas comuns, é importante que o bom relacionamento entre as partes perdure”, argumenta Luis Eduardo
“Recebemos a listagem dos devedores pela administradora. Então, nossos analistas de cobrança, treinados em legislação condominial, fazem o primeiro contato, via telefone. Assim, começamos um diálogo que tem como objetivo o pagamento do débito para o condomínio antes dos três meses”, explica o diretor da Êxito.
Quem paga pelos serviços da empresa é o próprio devedor – a taxa varia entre 10% e 20% do débito em questão.
“A grande maioria dos nossos clientes opta por 20% do débito. É uma forma de desestimular a inadimplência no condomínio”, argumenta Luis Eduardo.
Além da ligação, a empresa trabalha também com contatos por e-mail, SMS e até por whatsApp.
“Queremos nos comunicar da forma que for melhor para o devedor, sempre de uma forma polida, transparente e firme”, explica ele.
Taxa de sucesso
Com esse modo de operar, a empresa consegue o valor das taxas de condomínio atrasadas em 97% das vezes – desses, 60% no primeiro mês. No segundo mês, 30% e no terceiro mês, 7% dos casos.
“Se após esses três meses o devedor não quitar seus débitos com o condomínio, aí sim, entra-se com a ação judicial”, explica Luis Eduardo.
A chave para atingir esse patamar de sucesso, é justamente, não esperar para cobrar o inadimplente, uma vez que uma dívida maior fica cada vez mais difícil de pagar.
“E também é importante mostrar que quem está em dia com o condomínio não deve arcar com taxas extras ou outras penalidades porque há quem não pague o condomínio”, finaliza ele.
Saiba mais
Êxito Cobranças
- Telefone: 11 2078-4519
- Site: www.cobrancaexito.com.br
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