Cobrança Judicial de inadimplentes de condomínios
Como é feita, duração do processo, honorários, etc.
- Uma ação de cobrança judicial geralmente é resolvida ainda em primeira instância, com um acordo entre as partes. Este processo demora seis meses, em média. Por outro lado, pode demorar até 5 anos para percorrer todas as instâncias.
- Não é necessário que o condomínio tenha convenção registrada para entrar com uma ação na Justiça. A convenção só precisa ser registrada para ter validade junto a terceiros (não-condôminos).
- Os honorários advocatícios geralmente ficam entre 10 e 20% do valor da ação.
- Em muitas localidades brasileiras, o Juizado Especial Cível, antigo Tribunal de Pequenas Causas, pode ser usado para ações de cobrança de até 40 salários mínimos, e que não apresentem muita dificuldade processual.
- No entanto, há alguns Juizados Especiais que não aceitam causas propostas por condomínios, por estes não serem pessoas físicas. Consulte o JEC da sua cidade ou região.
- A inadimplência cessa apenas após o cumprimento total do acordo ou do cumprimento da sentença judicial de cobrança. Enquanto as parcelas estiverem sendo pagas, a inadimplência continua para efeitos de votação em assembleias, se houver este tipo de restrições na Convenção do condomínio.
Itens relacionados
Cobrança judicial de inadimplentes