O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Ambiente

Coleta seletiva

Em Manaus, projeto de captação de material em condomínio tem sucesso

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012
WhatsApp
LinkedIn

 Empresa cria projeto de coleta seletiva em condomínios

Depois dos três primeiros meses, o projeto mostra dados sobre a evolução das pessoas e a adequação desses condomínios para a coleta.
 
 Com o objetivo de trabalhar o lixo gerado por condomínios e residenciais onde não há coleta seletiva, a Green Hera desenvolveu o projeto “Repense seu Lixo”, para fazer a coleta seletiva dos empreendimentos. De acordo com a diretora da Green Hera, Barbarah Israel, após análises de alguns locais estratégicos, o projeto começou pela Ponta Negra, que tem cerca de dezoito prédios em linha reta.
 
“Passar com um caminhão de coleta é mais fácil e a qualidade do material recolhido é altíssima. De todos os prédios do local, apenas um, fazia coleta seletiva, ou seja, a demanda era muito grande nessa área”, diz.
 
O projeto começou com um formato em que o recolhimento é feito pela associação de catadores “Aliança”, com um caminhão que uma empresa nos cedeu. A Green Hera entra com a parte educacional. “Não adianta fazer a coleta seletiva na porta da sua casa, se você não faz a separação de lixo da forma correta. É bom que a pessoa facilite esse processo, até mesmo que esse material possa ir para a reciclagem de uma forma adequada”, afirma Barbarah.
 
Depois dos três primeiros meses, o projeto mostra dados sobre a evolução das pessoas e a adequação desses condomínios para a coleta. A diretora afirma que, com a evolução no comportamento das pessoas, o projeto conseguiu coletar em oito condomínios, cerca de cinco toneladas de resíduos. O  aproveitamento foi de 67%, mais ou menos três toneladas e meia. Esse material entrou novamente no ciclo e gerou renda para os colaboradores.
 
“O lixo reciclável acumula muito volume, entretanto, é um material limpo se armazenado da forma correta. O foco da Green Hera é a parte educacional, ensinar o que é reciclável e o que não é, com um diálogo simples”, ressalta.
 
Depois de três meses de trabalho, Barbarah comenta que foi até o subsecretário da Semulsp,Túlio Kniphoff, apresentar os resultados obtidos, para a prefeitura assumir a rota. “É obrigação da prefeitura cuidar do recolhimento dos resíduos. Mostramos que trabalhar uma conscientização dá certo ”, comenta.
 
O caminhão passa toda sexta-feira, e o material recolhido vai para associações diferentes. “Muitas pessoas perguntam se a coleta vai mesmo para as associações ou vai tudo para o mesmo lugar. A resposta é sim, o material vai para as associações de catadores, para que seja manuseado da maneira correta”, diz a diretora.
De acordo com Barbarah, o próximo passo é deslocar o projeto “Repense seu Lixo” da Ponta Negra e implantar em outras áreas de Manaus.

Fonte: http://www.portalamazonia.com.br/

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet