Cigarro no condomínio
Como agir e o que diz a lei
Seja nas áreas comuns do condomínio ou quando o vizinho fuma na varanda do apartamento, todo síndico já teve que lidar com essas situações. Mas, como agir no caso de conflitos entre moradores, o que diz a lei a respeito e como evitar cheiro de cigarro do vizinho?
Proibição de cigarros nas áreas comuns do condomínio
Quem mora em condomínio sabe que a convivência é um dos maiores dilemas entre vizinhos, já que pessoas diferentes com hábitos diferentes compartilham espaços comuns e precisam lidar com situações das quais não gostariam de conviver. Quando falamos do hábito de fumar, muitos moradores não se importam com o vizinho fumante ou visitante que ocupa espaços comuns como: jardins e área livre do salão de festa. Por outro lado, existem aqueles que se incomodam e muito com o cheiro e fumaça proporcionados pelos cigarros.
Neste momento, entra em ação a chuva de reclamações para a direção do condomínio. Mas o que a lei diz sobre fumar em espaços compartilhados do condomínio?
A Lei Antifumo “12.456, proíbe o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou de qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco em locais total ou parcialmente fechados”. Além de multa para quem não cumprir a lei. Porém, se o morador está fumando dentro da sua unidade, ele está amparado pela lei.
Já o condomínio está amparado na lei e pode proibir o fumo dentro das áreas abertas do condomínio, como área externa do salão de festa, salão de jogos e jardins. Se o condomínio possui muito espaço externo aberto, é recomendado que seja criado um fumódromo com bituqueiras tipo comercial.
Novamente, essa é uma medida que precisa ser levada à assembleia. No entanto, a construção de um fumódromo é uma forma de mediar o conflito entre moradores e evitar dores de cabeça para os administradores do condomínio.
Quando a fumaça do cigarro incomoda o vizinho
Em muitos casos, os moradores fumantes ou visitantes acabam fumando na sacada do apartamento, criando um outro problema: a fumaça que sobe ao apartamento de cima. E ainda pode incomodar os outros moradores. O morador que se sentir incomodado pode abrir uma ocorrência para que o síndico seja mediador nesta situação.
Para facilitar a gestão dessas ocorrências, o síndico ou administrador de condomínio pode utilizar plataformas de comunicação em condomínios como, por exemplo, o app Nok Nox. Com esses aplicativos, além de ter o registro de todas as ocorrências, também é possível verificar a recorrência do problema para tomar medidas mais incisivas. Se o número de reclamações for alto, o síndico pode advertir o morador e aplicar multa se for necessário.
Aposte na comunicação e conscientização dos moradores
Para evitar mais conflitos, o síndico pode melhorar a comunicação com os moradores antes que o problema aconteça. Comece com comunicados. Por meio de plataformas, o síndico pode criar comunicados informando os moradores sobre onde é possível fumar dentro do condomínio.
Também é recomendado criar comunicados que conscientizem os moradores a pararem de fumar na varanda do condomínio e evitem conflitos com os vizinhos. Esses comunicados são facilmente recebidos pelos moradores no app Nok Nox. Assim, o síndico evita depender apenas dos recados de papel no elevador ou hall de entrada, que muitas vezes são ignorados pelos moradores.
Para sanar todas as dúvidas dos moradores sobre o que é permitido no condomínio, o síndico pode disponibilizar dentro dos aplicativos as atas das últimas assembleias e regimento interno. Dessa forma, o morador fica informado e tende a não infringir as regras do condomínio.
Conteúdos produzidos por Nok Nox para moradores, condôminos e síndicos. Matérias e artigos sobre comunicação em condomínios, tecnologia, segurança e eficiência na gestão condominial.