O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Serviços e Conveniências

Como funciona a lavanderia compartilhada em condomínio?

Em alta, o serviço de lavanderia compartilhada proporciona comodidade ao morador, economia na conta de água, interação entre vizinhos e também é parceiro do meio ambiente

07/06/22 08:46 - Atualizado há 1 ano
WhatsApp
LinkedIn
várias máquinas de lavar roupas enfileiradas em uma lavanderia compartilhada

Com certeza, você já deve ter visto uma lavanderia compartilhada enquanto assistia a séries e filmes norte-americanos, como The Big Bang Theory, Clube da Luta, Seinfeld e Friends. Mas saiba que esse serviço não existe apenas nos Estados Unidos. Nos últimos anos, o conceito ganhou força em nosso país, principalmente dentro de condomínios.

E qual é o motivo para a aparição de diversas lavanderias compartilhadas? Simples: elas ajudam na redução das contas do final do mês, a economizar água e energia elétrica e, de quebra, promovem a interação entre os moradores.

Se você ficou interessado no assunto, siga neste texto. Aqui, você descobrirá o que é uma lavanderia compartilhada, quais são os benefícios, como elas funcionam, o que é necessário para montar uma e muito mais!

O que é uma lavanderia compartilhada?

Basicamente, é um espaço com todos os equipamentos necessários para que moradores lavem e sequem roupas. Embora existam há décadas, a presença e a fama delas foi conquistada recentemente no Brasil.

Isso se dá pelas tendências de mercado e pela cultura atual, que valoriza o compartilhamento. Nos dias de hoje, as famílias têm menos filhos e, consequentemente, as moradias também diminuíram, inclusive os apartamentos. Sendo assim, é necessário otimizar, aproveitando ao máximo cada metro quadrado do imóvel.

Para abrir espaço, algumas pessoas dispensam a máquina e vão lavar as roupas em uma lavanderia compartilhada. Acompanhando esse movimento, novos empreendimentos são construídos com locais dedicados à lavanderias coletivas.

Por outro lado, moradores de edifícios que não possuem o espaço reservado buscam alternativas para viabilizar a montagem.

Como funciona a lavanderia compartilhada no condomínio?

O funcionamento desses espaços compartilhados varia de acordo com o regimento interno do condomínio. Em certos casos, a taxa de uso da lavandeira é incluída no preço do condomínio.

Já em outros, o morador paga a cada vez que usar as máquinas, sistema conhecido por pay-per-use.

Vale lembrar que grande parcela dos prédios possuem regras relacionadas ao horário de uso das áreas comuns, o que inclui a lavanderia compartilhada.

Quais são os benefícios?

Quem mora em apartamentos compactos é um dos mais beneficiados, afinal, a residência não comporta máquina lavar e outros itens para a higienização de roupas. Mas as vantagens não param por aí. A seguir, veja quatro benefícios!

1. Economia de água e energia

Os maquinários instalados nas lavanderias são industriais, portanto, proporcionam melhor desempenho e economia no uso de água e de energia. Estima-se que máquinas industriais poupam de 30% a 60% desses recursos a cada ciclo de lavagem.

Além de ajudar nas contas do fim do mês, lavanderias compartilhadas contribuem para a preservação do meio ambiente, tornando o condomínio sustentável.

2. Economia com eletrodomésticos

Se o condomínio dispõe de lavanderia, a compra de máquinas de lavar e secadoras particulares se torna desnecessária. O bolso agradece, ainda mais em se tratando de eletrodomésticos que costumam ser caros e podem demandar manutenções conforme o uso e o passar dos anos.

3. Otimização do espaço

Como dito, os apartamentos estão cada vez menores. Com pouco espaço disponível, o jeito é otimizar cada espaço do apartamento.

E o uso de lavanderias comunitárias evita a adição de uma máquina grande dentro do imóvel. Assim, o morador ganha espaço para soltar a criatividade na decoração.

4. Estimula a interação entre os moradores

Na hora de descer para lavar peças de roupas, o morador provavelmente irá encontrar com algum vizinho. E essa é a deixa para que ocorra a interação, pois todo o processo de higienização dura cerca de 40 minutos. É tempo suficiente para conhecer quem mora ao lado.

Como usar a lavanderia compartilhada?

O uso desses espaços é simplificado, não tem segredo, pois o lugar dispõe de todos os equipamentos necessários - e muitas vezes os produtos também - para lavagem e secagem. Confira outras dicas:

  • separar em casa as peças que precisam de limpeza;
  • acumular um volume de roupas compatível com o que a máquina comporta;
  • separar as peças que soltem tinta por cor para lavá-las juntas;
  • peças grandes junto com pequenas? É recomendável usar aqueles saquinhos de roupa delicada para as peças menores ou lavá-las em outra máquina;
  • roupas íntimas: devem ser lavadas, preferencialmente, em casa ou no ciclo de roupa delicada.

Depois, basta colocar os produtos na medida indicada, ligar a máquina e esperar a lavagem, que dura cerca de 40 minutos. Na sequência, coloque as peças lavadas na secadora e, ao fim do ciclo de secagem, as roupas estão prontas para serem levadas para casa.

Como montar uma lavanderia compartilhada?

Se você é morador, administrador predial ou síndico de um condomínio sem lavanderia compartilhada, e quer essa conveniência no seu empreendimento, saiba que a ideia deve ser levada para deliberação e aprovação em assembleia pelos condôminos.

Os pontos que devem ser considerados:

  • encontrar um lugar para a instalação dos equipamentos no condomínio;
  • checar a necessidade de reforma ou adequação técnica, como água, luz, internet, mobiliário etc;
  • definir se o condomínio fará a gestão própria do espaço, incluindo a aquisição dos equipamentos, ou vai terceirizar com empresas especializadas;
  • se for terceirizar, o condomínio pode fazer a cotação de serviços de lavanderias coletivas no CoteiBem, plataforma que agiliza e simplifica o processo de cotação condominial.

Conteúdo SíndicoNet

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet