Como funciona fechadura eletrônica e quais os cuidados na instalação
Se você quer ter mais segurança e praticidade no seu dia a dia, provavelmente já deve ter se perguntado como funciona a fechadura eletrônica, um dispositivo que está se tornando cada vez mais comum nos lares brasileiros
Você provavelmente já esqueceu as suas chaves em algum lugar e ficou trancado para fora de casa. Essa situação é muito comum e pode trazer problemas, como ter que acionar um chaveiro para destrancar a porta e conseguir entrar. Para que isso não volte a acontecer com você, vale a pena saber como funciona fechadura eletrônica.
A fechadura digital é um dispositivo moderno, fácil de ser instalado e que tem se tornado cada vez mais acessível. Ela ainda ajuda a trazer mais segurança para as residências e mais praticidade para o dia a dia dos moradores, que nunca mais vão ter que se preocupar em procurar as chaves para sair ou entrar em casa.
Se você quer ter mais facilidade no seu dia a dia, continue lendo este texto para entender como funciona uma fechadura eletrônica e saiba se o condomínio precisa autorizar a instalação desse item nas casas ou nos apartamentos.
O que é uma fechadura eletrônica?
A fechadura eletrônica é um dispositivo que serve para trancar e destrancar portas. Contudo, ao invés de usar chaves, o usuário utiliza formas mais modernas para liberar o acesso aos ambientes, como a biometria, por exemplo.
Além disso, dependendo do modelo da fechadura, o dispositivo pode oferecer outras funcionalidades, como:
- Trancamento automático;
- Gestão de usuários;
- Alarme antiarrombamento;
- Destrancamento automático em caso de incêndio.
Como funciona a fechadura eletrônica?
Se você quer saber como funciona a fechadura eletrônica, saiba que esse dispositivo é alimentado por uma bateria, que costuma ter uma alta durabilidade. Essa ferramenta pode ser acionada de diversas formas, sendo que as mais comuns são:
- Biometria;
- Senha numérica;
- Aplicativos de celular;
- Tags.
Sendo assim, se uma pessoa quiser abrir uma porta que possui uma fechadura eletrônica, tudo o que ela vai precisar fazer é utilizar um desses recursos para conseguir acessar o ambiente.
Por exemplo, quem tem uma fechadura que é acionada por senha numérica, vai precisar digitar um código específico para conseguir destravar a porta.
Já quem tem um dispositivo que é acionado por biometria, vai precisar colocar um dos dedos no local indicado para conseguir destrancar a porta.
Quais são os principais tipos de fechadura eletrônica?
Esses dispositivos podem ser divididos de três formas: de sobrepor, de pressão ou de embutir.
1. Fechadura de sobrepor
A fechadura de sobrepor, como o próprio nome já diz, é colocada sobre a porta. A instalação desse dispositivo costuma ser muito simples e pode ser feita por qualquer pessoa. Nesse caso, a maçaneta tradicional não é retirada.
2. Fechadura de pressão
A fechadura digital de pressão costuma ser mais utilizada em portas de vidro que possuem uma espessura de até 10 mm. A instalação desse dispositivo costuma ser muito simples e o usuário só precisa seguir o manual de instruções para conseguir colocar a peça no local desejado.
3. Fechadura de embutir
Já o modelo de embutir é instalado no miolo da porta e visa a substituir a maçaneta tradicional. Para que esse dispositivo seja instalado, a porta precisa ter entre 35 e 65 mm de espessura.
A instalação desse tipo de dispositivo é um pouco mais trabalhosa. Isso porque é necessário retirar a fechadura convencional e colocar o novo dispositivo no local do antigo.
Todas as fechaduras eletrônicas são vendidas com um manual de instalação. Contudo, também é possível contratar um profissional para instalar esse dispositivo na sua porta.
Quais as vantagens de uma fechadura eletrônica?
Agora que você já descobriu como funciona a fechadura eletrônica, saiba que esse dispositivo apresenta muitas vantagens quando comparado a uma fechadura tradicional, sendo que a principal delas é a segurança.
A maioria das fechaduras digitais possui um sistema de trancamento automático. Sendo assim, mesmo que você se esqueça de trancar a porta após entrar em casa, ela estará travada.
Além disso, esse dispositivo é mais resistente a impactos do que as fechaduras tradicionais e alguns modelos ainda possuem a função de alarme antiarrombamento e de proteção de senha.
Outra grande vantagem desse dispositivo é que você não vai mais se preocupar em andar sempre com as chaves da sua casa.
Alguns modelos de fechaduras eletrônicas ainda possuem uma tecnologia de acesso que permite ao usuário emitir senhas temporárias para outras pessoas acessarem a residência. Esse recurso pode ser muito útil para quem costuma dar festas ou para aqueles que vão viajar e precisam que alguém vá até a sua residência realizar algum serviço.
Como saber se a bateria da fechadura eletrônica está acabando?
Muitas pessoas têm medo de instalar uma fechadura inteligente e ficarem trancadas para fora de casa porque a bateria do dispositivo acabou. Contudo, isso dificilmente vai acontecer.
A bateria de uma fechadura eletrônica tem uma vida útil longa, durando, em média, um ano. Além disso, antes da bateria acabar, o dispositivo emite sinais sonoros de que será necessário trocá-la.
Alguns modelos de fechaduras eletrônicas ainda possuem uma espécie de chave reserva, que serve para destravar a porta caso a bateria do dispositivo acabe e o usuário se esqueça de trocá-la.
O condomínio precisa autorizar o uso de fechadura eletrônica nas unidades?
Apesar da fechadura eletrônica ser um dispositivo que traz muitos benefícios para os usuários, é importante quem mora em condomínio consulte o regimento interno do local para saber se a instalação de fechadura eletrônica consta no documento e para se certificar de qual tipo de modelo ou padrão pode ser instalado para não configurar alteração de fachada.
Contudo, se o síndico proibir a instalação desse tipo de dispositivo na unidade, o morador poderá questionar a administração do condomínio na justiça, já que alguns Tribunais de Justiça do país, como o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, entendem que a colocação desse dispositivo não configura alteração de fachada.
Quem mora em condomínio e está em dúvida sobre as normas internas, precisa conferir esse conteúdo sobre regras de condomínio para saber como conviver da melhor forma possível em sua comunidade.
Conteúdo SíndicoNet