Comunicação: Seu condomínio está on ou off?
A forma como nos comunicamos hoje em dia mudou o comportamento das pessoas e o síndico que conseguir responder ao imediatismo da era digital tem grandes chances de reeleição
Por Odirley Rocha*
Como nos comunicamos?
Senta, que lá vem a história.
No início, a comunicação era estritamente verbal. Pais e avós contavam histórias para filhos e netos, e assim era feito de geração em geração.
Claro, muita informação se perdia, eram aumentadas ou até mesmo imaginadas.
Depois veio a comunicação escrita e, consequentemente, chegaram os livros, revistas e jornais.
Estes foram os primeiros transmissores de informação em larga escala. Centenas e milhares de pessoas recebiam a mesma informação - sem nenhum tipo de alteração.
Passaram-se alguns séculos e foi a vez do rádio, que tornou a comunicação muito mais rápida e disponível em vários locais, sem distinção geográfica.
Em seguida chegou a televisão, que prendeu de vez a atenção da sociedade transmitindo grandes eventos para todos os cantos.
Agora a comunicação não chegava apenas a milhares, mas milhões de pessoas por todo o mundo.
Com a vinda da internet, houve uma grande mudança no comportamento das pessoas.
Seja pelo mundo dos sonhos que milhares passaram a viver nas redes sociais ou por conta da comunicação, que passou a ser instantânea, as pessoas tornaram- se mais exigentes e imediatas.
Como lidar com o comportamento imediatista das pessoas
Isso será um problema ou uma oportunidade de negócio para você?
“Mas Odirley, o que tem isso a ver com condomínios?”
Tudo. Agora eu faço uma pergunta para você, síndico:
A forma como seu condomínio se comunica está em qual das fases citadas acima?
Se você passa recados para o porteiro e ele se encarrega de comunicar os moradores, você ainda está na comunicação verbal.
Ou você ainda se comunica com daquele papel pendurado no elevador que ninguém dá atenção porque estão ocupados demais com os estímulos vindos dos seus smartphones? Você parou na era da escrita.
Para o seu bem e o de seu condomínio, eu espero que você esteja se comunicando com seus moradores de forma online.
Lembre-se: Os moradores de hoje têm necessidades diferentes dos de 5 anos atrás. Eles são muito mais imediatistas.
Você acha que isso vai mudar? Cada vez mais é preciso que todas as informações do condomínio estejam disponíveis a qualquer momento, seja para o morador:
- Consultar informações sem ter que acionar o síndico;
- Receber uma resposta rápida e assertiva quando ele precisar da sua ajuda.
Como iniciar uma comunicação transformadora na era digital
“Odirley, por onde eu começo este processo de transformação?”
Dá uma olhada em alguns pontos para você já sair daqui aplicando:
- Prestação de contas de forma online;
- Painel digital de comunicação nos elevadores;
- Gestão de acesso de entradas e saídas via aplicativo;
- Assembleia online;
- Aplicativo para otimizar a comunicação e convivência;
- Plataforma omnichannel;
- Plataforma de manutenção online segundo normas;
- Plataforma de gestão de serviços terceirizados no condomínio.
Bora tornar isso a realidade do seu condomínio e transformar a vida dos moradores?
Síndico, lembre-se:
"A comunicação assertiva e rápida te levará, com certeza, à reeleição."
Leia mais: Quais as regras para reeleição de síndico
(*) Odirley Rocha é formado em Eletrotécnica e Eletrônica, com MBA em Gestão da Segurança Empresarial. No mercado de segurança há 23 anos; diretor de relacionamento do Porter Group. (https://portergroup.com.br/).