O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Ambiente

Condomínio denunciado

PB: Sudema e Ibama verificam lançamento de esgoto irregular

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025
WhatsApp
LinkedIn

Sudema e Ibama realizam fiscalização em condomínio residencial suspeito de lançar esgoto no Rio Timbó

Mau cheiro incomoda moradores de prédios vizinhos, que convivem com o problema há cerca de cinco anos.

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e o Ibama realizaram, na manhã de sexta-feira (14), uma fiscalização em um condomínio residencial, no bairro Portal do Sol, que é suspeito de lançar esgoto em uma área de mata que deságua diretamente no Rio Timbó, em João Pessoa.

A denúncia contra o Residencial Jardim do Mar aponta, além do lançamento irregular de esgoto, que o problema também deu início a um processo de erosão que abriu uma cratera em uma região de mata, o que começou a derrubar até árvores de grande porte.

A TV Cabo Branco foi até o residencial suspeito e tentou conversar com o síndico, mas ele não quis gravar entrevista. Ele mandou avisar à equipe de reportagem que a documentação ambiental do condomínio está em dia.

A cor da água e, principalmente, o mau cheiro, incomodam condomínios vizinhos. Os moradores do prédio que fica próximo à região do lançamento de esgoto afirmam que a administração do residencial tem conhecimento do problema, mas não tomou nenhuma providência.

“Eu mesmo já fui falar com o síndico e ele falou que está tudo legalizado, que eu procurasse tomar providência. Agora tem cinco a seis anos que tem esse problema aqui, a gente fala com eles e não tão nem aí”, afirma Cleidenaldo Vieira, que é subsíndico de um prédio vizinho.

Outro morador, o advogado Djair Alexandre, também afirma que o mau cheiro chega ao apartamento dele, que fica vizinho ao local.

“Eu moro no 4º andar e, assim, o mau cheiro, por causa desse problema que vem acontecendo, é um mau cheiro que, na parte da tarde, por conta do calor, chega aos nossos apartamentos”, afirmou Djair Alexandre.

Na última sexta-feira, técnicos da Sudema foram até o condomínio e verificaram o sistema de tratamento e emissão de esgoto, coletaram amostras para análise e afirmaram que o resultado deve sair em oito dias. O Ibama também foi até o residencial e analisou a área de descarte de dejetos e a área de mata.

“Em relação ao processo erosivo, nós vamos fazer uma análise mais aprofundada porque tem essa questão viária. Talvez precisemos conversar com a prefeitura para discutir um projeto para resolver o problema e mitigar os danos ambientais”, afirmou Geandro Guerreiro, o superintendente do Ibama.

Fonte: https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2025/02/14/sudema-e-ibama-realizam-fiscalizacao-em-condominio-residencial-suspeito-de-lancar-esgoto-no-rio-timbo.ghtml

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet