Condomínio evacuado
Risco de rompimento de barragens provocou remoção
Moradores do entorno de cinco barragens da Vale em Nova Lima e Ouro Preto deixam casas
Sirenes foram acionadas no fim da tarde desta quarta-feira. Cerca de 125 pessoas são afetadas
Moradores que vivem no entorno de cinco barragens da Vale, em Ouro Preto e em Nova Lima, deixam as casas nesta quarta-feira (20). Ao todo, de acordo com a mineradora, cerca de 125 pessoas são afetadas.
As barragens são: Vargem Grande, localizada no Complexo Vargem Grande, em Nova Lima, e Forquilha I, Forquilha II, Forquilha III e Grupo, localizadas na Mina da Fábrica, em Ouro Preto. As estruturas fazem parte das 10 barragens da Vale do tipo "alteamento a montante" e segundo a empresa, as estruturas já estão inativas.
Segundo a Defesa Civil, nesta quarta, o órgão foi informado pela empresa que, em decorrência do descomissionamento das barragens, foi necessária a elevação do nível de emergência, que se encontra no grau 1 para o grau 2.
A Defesa Civil disse que a elevação do nível de emergência ocorreu às 17h, momento em que houve, de forma progressiva, o acionamento de sirene nos locais, segundo a Vale.
“Essa ação faz parte do protocolo de remoção preventiva da população residente na Zona de Autossalvamento (ZAS), em continuidade ao processo de aceleração do descomissionamento das barragens a montante da Vale. Todos os moradores já foram orientados e deixaram suas casas”, afirmou a Vale.
A empresa disse ainda que, depois soaram as sirenes, "a remoção dos moradores é oficializada e a área fica bloqueada para acessos".
De acordo com a mineradora, em Nova Lima, a remoção atinge 33 casas, com cerca de 100 pessoas, que ficam a 52 quilômetros da sede da cidade. Já a prefeitura disse que está sendo realizada a evacuação de 38 famílias moradoras do condomínio Solar da Lagoa e da Vila Codornas A e E, do complexo de Rio de Peixe.
Em Ouro Preto, de acordo com a mineradora, a remoção abrange oito casas, com cerca de 25 pessoas, a aproximadamente 15 quilômetros da localidade de Engenheiro Correia.
“A evacuação das áreas do mapa de inundação possui caráter preventivo, cujo objetivo é, tão somente, promover a preservação de vidas na hipótese da ocorrência de desastres envolvendo as barragens”, esclareceu a Defesa Civil.
Outras barragens
Desde o rompimento da Barragem I, da mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, no dia 25 de janeiro, a Vale já retirou moradores das proximidades de outras duas barragens: mina Gongo Soco (Barão de Cocais) e mina Mar Azul (Nova Lima). No dia oito de fevereiro, uma outra barragem da empresa ArcelorMittal também foi evacuada na mina de Serra Azul (Itatiaiuçu).
Leia o comunicado da Vale
"Vale informa sobre acionamento de sirenes:
A Vale informa que, às 17 horas desta quarta-feira (20/2), as sirenes serão acionadas nas áreas da Zona de Autossalvamento (ZAS) das barragens Vargem Grande, no Complexo Vargem Grande, em Nova Lima; e Forquilha I, II e III e Grupo, na Mina Fábrica, em Ouro Preto (MG).
Essa ação faz parte do protocolo de remoção preventiva da população residente na Zona de Autossalvamento (ZAS), em continuidade ao processo de aceleração do descomissionamento das barragens a montante da Vale. Todos os moradores já foram orientados e deixaram suas casas.
A partir desse horário, a remoção dos moradores é oficializada e a área fica bloqueada para acessos."
Fonte: g1.globo.com