Condomínio amigo do idoso vai além da acessibilidade
Ações simples, frutos de um olhar mais sensível e atento às necessidades das pessoas da terceira idade, são os diferenciais do prédio Ilhas Gregas, um exemplo de condomínio amigo do idoso
No mês em que se celebra o Dia Internacional das Pessoas Idosas (01/10), o SíndicoNet resolveu contar um pouco sobre os cuidados especiais que a gestão do condomínio Ilhas Gregas dedica aos moradores da terceira idade, sendo um modelo de condomínio amigo do idoso.
O case mostra que ir além das normas de acessibilidade exigidas por lei e prestar atenção em pequenas sutilezas do dia a dia podem transformar o local em um ambiente acolhedor e seguro para esse grupo. Confira!
Localizado na cidade de São Paulo, o edifício Ilhas Gregas possui seis blocos, totalizando 210 unidades e cerca de mil moradores, sendo que a metade dos residentes é composta por idosos.
O número é expressivo e bate com os dados recentes do PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) levantados pelo IBGE. A pesquisa mostrou que a parcela da população brasileira com 60 anos ou mais saltou de 11,3% para 14,7% no período de 2012 a 2021.
Em contrapartida, o número de pessoas abaixo de 30 anos de idade no país caiu 5,4%, o que reforça o crescente envelhecimento dos brasileiros nos últimos anos. Os condomínios também sentiram essa mudança e isso enfatiza a importância de olhar para essa parcela da população com mais atenção.
Segundo Marcelo Mahtuk, diretor executivo da Manager, administradora do Ilhas Gregas, são raros os empreendimentos focados nos idosos.
“Mas hoje eles residem em todos os condomínios, independentemente do padrão, metragem ou bairro. Não se trata apenas de tendência do mercado, mas, principalmente, de respeito ao próximo. Temos o compromisso de atendê-los cada vez melhor”, afirma.
Por que o Condomínio Ilhas Gregas é amigo dos idosos
Atualmente, já existem a norma ABNT NBR 9050 - Acessibilidade a Edificações e as legislações que têm o objetivo de assegurar alguns cuidados para os idosos, como a LBI (Lei Brasileira de Inclusão). Desde 2020, a lei obriga todos os novos empreendimentos residenciais a serem acessíveis, com menção, inclusive, à distribuição prioritária das vagas de garagem para esse grupo.
Atendendo à lei, o Ilhas Gregas dispõe de:
- Pisos antiderrapantes;
- Rampas de acesso;
- Corrimãos nas escadarias;
- Elevadores com fácil acesso;
- Iluminação, bem como sinalização visual e sonora reforçadas.
Mas Mahtuk lembra que detalhes tornam-se essenciais para a vida das pessoas da terceira idade e muitos deles não são exigidos por lei.
São soluções diferenciadas, porém, simples, que podem ser extremamente eficientes, como estas também adotadas no Ilhas Gregas e que fazem o condomínio ser um verdadeiro amigo do idoso:
- Bancos confortáveis espalhados pelo térreo em locais contemplativos e agradáveis que propiciam uma boa conversa;
- Funcionários atenciosos e treinados;
- Colaboradores a postos nas garagens para dar auxílio nas manobras ou ajudar com malas e sacolas nos elevadores;
- Posto administrativo local para um atendimento mais agilizado;
- Maca, cadeira de rodas e bolsa de primeiros socorros;
- Equipe de manutenção para caso de emergência nas unidades (vazamentos);
- Serviço de mensageria para entrega de remédios, compras e delivery nas unidades;
- Reforma na sala de ginástica.
Para o diretor da Manager, todas essas ações são frutos de um olhar sensível e atento para com os idosos do condomínio. É preciso exercitá-lo para enxergar essas nuances.
“Procure observar o caminho do idoso e seus horários. Eles normalmente utilizam as áreas comuns para passeios nas primeiras horas da manhã. Evite, então, regar as plantas ou lavar os pisos nas áreas e nos períodos utilizados por eles”, exemplifica Marcelo Mahtuk.
Estar atento, por exemplo, em desníveis de pisos, que até estão dentro dos parâmetros exigidos pela legislação, mas proporcionam riscos de queda estão entre os cuidados.
Se o condomínio já oferece serviço de mensageria, dispor de uma geladeira para guarda temporária de alguns medicamentos também é um gesto simples que traz facilidades e conforta o idoso.
Além disso, vale inserir no cadastro os contatos dos cuidadores ou as pessoas que devem ser contatadas em caso de emergências, bem como os dados do plano de saúde e médico da família. Se o idoso possuir alguma tecnologia de botão de pânico, verifique também a possibilidade de cadastrar a portaria.
Diferencial: Funcionários bem treinados e gentis com o idoso
Todas essas iniciativas citadas acima fazem do Condomínio Ilhas Gregas um lugar de confiança para os moradores idosos.
Assim descreve o Sr. Luiz Carlos, morador de 95 anos que reside no edifício há três décadas, já foi síndico e hoje atua como conselheiro. Para ele, o principal motivo para se sentirem assistidos pelo condomínio é a prontidão dos funcionários.
“A maior parte deles trabalha aqui há muitos anos, conhecem em detalhes tanto o prédio quanto os moradores. Chamam a gente pelo nome e sabem da dificuldade de cada um, sobretudo, dos idosos”, pontua.
De acordo com Mahtuk, os funcionários recebem, sim, um tratamento diferenciado. São constantemente treinados e conscientizados para lidarem com os idosos, sempre com cordialidade e eficiência. Além disso, muitos deles recebem tarefas específicas para esse público, como a mensageria e a equipe de manutenção emergencial.
É o que confirma o Sr. Luiz Carlos. “Nunca passamos por panes elétricas ou falta de água. A dificuldade do idoso é ter confiança/segurança no seu ambiente, e quando as coisas funcionam bem, conquistamos isso.”
“Procuramos proporcionar uma atmosfera de hospitalidade a todos os condôminos, independentemente da idade. Esses e outros cuidados compõem essa atmosfera que é percebida por todos os residentes, o que, inclusive, valoriza o patrimônio”, finaliza Mahtuk.
Fontes consultadas: Marcelo Mahtuk (diretor executivo da administradora Manager) e Sr. Luiz Carlos (conselheiro do Condomínio Ilhas Gregas).