O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Jurídico

Condomínio irregular

TJ-DF quer que DF indenize famílias que construíram benfeitorias

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015
WhatsApp
LinkedIn

GDF vai recorrer sobre indenização a moradores de condomínio irregular

TJ decidiu que famílias que construíram benfeitorias têm direito a dinheiro. Secretário diz que medida não interfere no processo de regularização.   O governo do Distrito Federal informou que vai recorrer contra uma decisão do Tribunal de justiça que manda o GDF indenizar famílias que construíram benfeitorias em condomínios irregulares.

A decisão da 1ª Vara Cível determina  que antes de desapropriar uma área pública o governo tem de pagar pelas construções – as benfeitorias feitas no terreno pelo morador. Segundo o TJ, "quando a ocupação em área pública é tolerada pela administração por vários anos, de forma conivente, o governo deve indenizar pelas benfeitorias no imóvel”.

A presidente da Associação dos Condomínios Horizontais do DF, Júnia Bittencourt, afirma que a decisão vem em boa hora. "Nós, moradores de condomínio, entendemos que já tinha passado da hora de se reconhecer aquela ocupação de muitos anos, aquela ocupação que sempre consideramos de boa fé. Reconhecer o direito das pessoas de reter pelo menos as benfeitorais."

Para o procurador chefe da Agência de Fiscalização do DF (Agefis), Jairo Lopes, indenizar quem construiu em área pública é  um incentivo as invasões.

“Nos parece uma incoerência que alguém venha ocupar indevidamente terreno público e posteriormente venha a ser indenizado por qualquer coisa que tenha construído ali, quando fica patente a má fé utilizada na construção dessas edificações.”

O novo secretário de habitação, Thiago Andrade, afirma que a decisão não interfere nos processos de regularização já em andamento e que cada caso vai continuar sendo avaliado individualmente de acordo com critérios técnicos. “Não existe uma postura única, universal no território do Distrito Federal. Depende da sua posição, depende da população que está lá instalada. Depende de uma série de condicionantes técnicos.”

Fonte: http://g1.globo.com/

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet