Condomínios sem água
Em Sorocaba, moradores precisam fazer fila para pegar água
Moradores de condomínio fazem fila para pegar água em reservatório
Moradores do Wanel Ville se aglomeraram com galões e garrafas.Saae diz que há dificuldades de manter reservatórios cheios em Sorocaba.
Diversos moradores do bairro Wanel Ville, em Sorocaba (SP), se aglomeraram na manhã desta quinta-feira (9) para buscar água direto do reservatório de um condomínio de prédios.
Apesar da obra na adutora que se rompeu após uma forte chuva ter sido concluída, vários pontos da cidade ainda estão com o abastecimento prejudicado e uma grande fila foi formada com pessoas cheias de baldes e garrafas pet.
Segundo a moradora Martha Guedes, a água chegou durante a madrugada no bairro Wanel Ville, mas não foi o suficiente para encher o reservatório do prédio, que comporta aproximadamente 11 mil litros.
Ela relata que quase 500 famílias, em torno de 3 mil pessoas, moram no local e ficou quase uma hora na fila para encher galões.
Guedes relata ainda moradores de outras casas estão indo ao condomínio, já que a água não foi o suficiente em alguns pontos. Segundo a síndica do prédio, foi comprada uma bomba de poço artesiano para pegar água do caminhão-pipa.
Outros bairros
Além do Wanel Ville, moradores dos bairros Campolim, Alpes de Sorocaba , Novo Mundo, Jardim Tulipas, Julio de Mesquista e Ibiti Royal estão com o abastecimento de água prejudicado. Segundo informações do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) os locais estão com o sistema de bombeamento funcionando, mas há dificuldades para manter os níveis mínimos de água nos reservatórios dos centros de distribuição.
Sem os reservatórios devidamente abastecidos, há dificuldades do acionamento das bombas de pressurização responsáveis por dar a pressão necessária para que a água chegue com força suficiente às torneiras.
Ainda segundo o Saae, somente as partes altas dos bairros estão sem água. Quem mora na região baixa, porém, está consumindo muito, o que prejudica ainda mais a normalização.
A autarquia afirma que trabalha para concluir o abastecimento e as pessoas que estiverem com problemas devem entrar em contato pelo e-mail fale@saaesorocaba.sp.gov.br.
Fonte: http://g1.globo.com