Condomínios mobilizam moradores para campanhas solidárias
Síndico deve nomear comissão responsável por iniciativas como arrecadação de roupas, calçados, brinquedos e outros materiais, orienta a Lello
Os condomínios residenciais de São Paulo vêm se engajando cada vez mais em campanhas solidárias, para arrecadação de roupas, calçados, brinquedos e alimentos não perecíveis, destinados à doação para instituições filantrópicas. A Lello, empresa líder em administração de condomínios no Estado, decidiu orientar síndicos e condôminos em torno do tema, para que as campanhas sejam bem organizadas e sucedidas.
O primeiro passo, aponta a administradora, é o síndico nomear uma comissão de moradores que será responsável por organizar as campanhas e coletar os materiais doados. Do mesmo modo é preciso ter critério na escolha da entidade a ser beneficiada. Uma das dicas é que a comissão de moradores conheça a sede da instituição, verifique como é o trabalho assistencial realizado e se a entidade presta contas do material doado, por exemplo.
É importante, ainda, que a comissão de moradores crie um cronograma para a campanha, com prazos finais para coleta e doação, além de informar todos os condôminos sobre a iniciativa por meio de canais de comunicação como mural de avisos, elevadores, envio de emails, rede social (caso o condomínio use alguma) ou mesmo uma carta a ser anexada no boleto do condomínio mensal.
Após a realização da campanha a comissão pode fazer um balanço dos resultados, para verificar medidas que podem ser revistas ou incluídas para mobilizar ainda mais os moradores do condomínios em campanhas beneficentes.
“Uma sugestão interessante é a comissão organizar bazares ou bingos beneficentes no condomínio, utilizando o dinheiro arrecadado para comprar os materiais a serem destinados para doação”, afirma Angélica Arbex, gerente de Marketing da Lello Condomínios.
Matérias recomendadas