O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Espaço Nok Nox

Segurança e harmonia no condomínio

Saiba como evitar conflitos entre moradores e proteger o condomínio de falsos prestadores de serviço

sexta-feira, 28 de abril de 2023
WhatsApp
LinkedIn
Saiba como evitar conflitos entre moradores e proteger o condomínio de falsos prestadores de serviço

São cada vez mais comuns no noticiário casos sobre desentendimento entre vizinhos e conflitos no condomínio. Um dos principais exemplos foi o de um morador que, incomodado com o barulho de cachorros, passou a atirar contra vidraças de outros apartamentos; também houve casos de pessoas disfarçadas de agentes de saúde que tentaram assaltar um condomínio em Brasília. E o mais recente e de grande repercussão foi o caso de racismo sofrido pelo humorista Eddy Jr em um condomínio em São Paulo.

Neste post, contamos como o condomínio pode se proteger desses tipos de situações e como o síndico pode mediar conflitos entre moradores. Confira!

Conflitos entre vizinhos: como intervir

Ao longo de 2022, bombaram nos noticiários casos de brigas entre vizinhos no condomínio, cenário que se agravou durante a pandemia, já que muitos moradores passaram a trabalhar de casa. Isso contribuiu para o aumento no número de conflitos por conta do barulho e de regras de convivência não respeitadas. 

O síndico é a autoridade máxima do condomínio e precisa intervir nesses casos, aplicando sanções necessárias quando o comportamento de um morador priva a paz dos demais. 

Já os moradores se sentem de mãos atadas por muitas vezes não conseguirem provar o excesso de barulho do vizinho ou ficam com medo de algum tipo de retaliação. Para resolver esse problema, incentive os moradores a utilizarem a função “Ocorrências” dentro do aplicativo Nok Nox. De forma segura e anônima, é possível registrar qualquer tipo de atritos entre vizinhos, monitorar as ocorrências e ajudar o síndico a resolver o conflito antes que algo mais grave possa acontecer

Nos casos em que o problema continua acontecendo, o síndico precisa tomar as providências legais e entrar em contato com a polícia. Se a situação for de alto risco para o morador, e ele estiver impossibilitado de avisar pessoalmente ao síndico ou porteiro, incentive o morador a utilizar a função “Emergências” dentro do app Nok Nox. Nela, o morador poderá solicitar ajuda para qualquer tipo de emergência, além de poder denunciar caso a ocorrência esteja acontecendo com algum vizinho ou funcionário do condomínio. 

O que fazer quando o comportamento do morador não muda

Morador que coleta multas e advertências pode ser expulso do condomínio, já que o síndico precisa prezar pela segurança de todos os moradores e funcionários. Em caso de reincidência, o síndico deverá enviar advertência por correspondência formal e carta protocolada, que servirá de respaldo para sua atuação, inclusive no caso de uma ação judicial. A falta de providência deixa os demais moradores inseguros e acaba gerando um clima de medo dentro do condomínio, tanto para funcionários quanto para moradores. 

A comunicação direta com os moradores evita o problema de convivência. Envie comunicados com frequência, avisando sobre regras de convivência. Esse tipo de campanha de conscientização melhora a harmonia entre vizinhos e evita problemas maiores. Nossa dica é utilizar a função “Comunicados” dentro da plataforma Nok Nox. Com ela, os moradores recebem os comunicados de maneira instantânea no app Nok Nox. 

Mantenha os moradores informados

Os moradores precisam ter fácil acesso às informações sobre regras do condomínio. O ideal é que exista fácil acesso às atas de últimas convenções e ao Regimento Interno, que deve ser moderno e ajustado às alterações da legislação. Com a Plataforma Nok Nox, moradores e funcionários têm acesso aos documentos do condomínio de forma segura e remota com segurança de nuvem. O síndico pode habilitar a visualização do documento apenas em formato de leitura. Dessa forma, não corre o risco de qualquer alteração nesses documentos. 

Tenha um regimento interno atualizado

O regimento interno deve incluir informações sobre regras para a realização de obras, eventos e deveres dos moradores para a boa convivência. Para ser mais completo, ele deve  incluir cronogramas, horários, todo o tipo de informação que seja necessário para manter o morador informado e ciente sobre o que ele pode e não pode fazer no apartamento e em áreas comuns do condomínio.

De olho no acesso ao condomínio

É comum que, em muitos condomínios, os moradores liguem para a portaria para reclamar de um barulho excessivo do vizinho. Nesse momento, o porteiro precisa estar atento à movimentação da portaria e acaba tendo que realizar duas funções. Em alguns casos, ele apenas entra em contato com o vizinho barulhento e não registra de maneira formal a reclamação, algo que impacta diretamente na gestão do síndico, que acaba não tendo um arquivo com esses registros. 

Para algumas pessoas, a função do porteiro pode ser simples, mas ele é o primeiro contato de segurança do condomínio. Por isso, evitar distrações, como moradores ligando para a portaria, pode evitar casos em que pessoas desconhecidas tenham acesso ao condomínio. 

Bandidos cada vez mais articulados

O controle de acesso ao condomínio é vital para a segurança dos moradores e funcionários. Por isso, é necessário registrar quem entra e sai o tempo todo.

Se o seu condomínio ainda tem registro de visitas no papel, saiba que esse tipo de procedimento está colocando todos em grande risco. Plataformas para condomínios digitais, como a Nok Nox, registram de forma segura informações dos visitantes, sejam prestadores de serviço ou visitantes dos moradores.

Para aumentar a segurança, é possível que o morador agende pré-autorização a visitantes em datas e horários específicos, o que facilita o trabalho do porteiro. É muito importante evitar casos como um condomínio em Brasília, onde dois homens não identificados se passaram por agentes de saúde, informando ir a um apartamento específico. Nesse caso, o morador negou a entrada e os funcionários conseguiram acionar a polícia. 

Ter o controle de quem acessa o condomínio diminui o risco de pessoas não autorizadas coletarem qualquer tipo de informação sobre um morador e repassar para sujeitos mal intencionados aplicarem um possível golpe. Se você quer aumentar a segurança do seu condomínio e melhorar a harmonia entre os moradores, conheça a plataforma Nok Nox.

Conteúdos produzidos por Nok Nox para moradores, condôminos e síndicos. Matérias e artigos sobre comunicação em condomínios, tecnologia, segurança e eficiência na gestão condominial.

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet