Mundo estranho
Edifício atravessado por linha de metrô vira atração na China
Metrô passa por dentro de prédio residencial na China e atrai turistas curiosos
Vídeos e fotos do "estranho edifício" viralizam de tempos em tempos nas redes sociais e causam curiosidade nos internautas
A cena estranha virou ponto turístico na cidade de Chongqing, na China: um metrô vem se aproximando por um trilho elevado e passa por dentro de um prédio residencial de 19 andares. Os vagões atravessam o edifício entre o sexto e o oitavo andar e, dentro, há a parada da estação Liziba.
A estação tem isolamento acústico para impedir que o barulho do trem incomode os moradores. Os ruídos equivalem a cerca de 60 decibéis, similares aos de uma máquina de lavar roupa.
O método construtivo também evita a trepidação excessiva nos apartamentos, segundo Ye Tianyi, engenheiro responsável pelo projeto.
O local coleciona algumas histórias inusitadas. Em 2017, o metrô teve que parar porque um cobertor voou pela janela de um dos apartamentos e caiu sobre os trilhos. O maquinista teve que sair para retirá-lo com um pedaço de pau para poder seguir viagem.
A história do edifício com a estação de metrô remonta à década de 1990. Ambos foram construídos juntos após um acordo entre a Chongqing Rail Transit Group e a empresa imobiliária que era dona do terreno e queria uma torre residencial no local.
O ponto era estratégico para a construção de uma linha de metrô, mas a falta de espaço ao fundo, onde tem uma encosta, e à frente, onde passa o rio Jialing, determinou o destino do edifício, que deveria acomodar ambos os projetos.
Em 2001, a construção simultânea da estação e do prédio começou. A linha foi aberta oficialmente em 2006, após 3 anos de testes.
Fonte: https://revistacasaejardim.globo.com/curiosidades/noticia/2023/06/metro-passa-por-dentro-de-predio-residencial-na-china-e-atrai-turistas-curiosos.ghtml