Construtora x Condomínio
Moradores reclamam de problemas na manutenção
Moradores de condomínio de Rio Claro convivem com infiltrações, rachaduras e pisos soltos
Eles também não conseguem receber correspondências no conjunto habitacional Espanha. Local foi entregue há 2 anos e construtora diz que moradores devem solicitar visita para avaliação
Moradores do conjunto habitacional Espanha, em Rio Claro (SP), convivem com infiltrações, rachaduras, pisos soltando e falta de telhas. Até para receber correspondência eles têm problemas por conta da falta de CEP na rua.
Série de problemas
O prédio foi entregue há dois anos e está com vários problemas. Do lado de fora é possível ver rachaduras e telhas levadas pelo vento.
Dentro dos apartamentos, há infiltrações, rachaduras e azulejos soltos. A copeira Edna Neusa da Silva diz que a água que entra pelas infiltrações deixam o apartamento todo molhado em dias de chuva.
“Fica difícil porque eu tenho que pegar colcha, toalha de banho e colocar na cozinha, no quarto da minha filha, no banheiro”, afirmou.
O síndico do condomínio, Fabrício Henrique Poli, afirma que quase todos os moradores têm reclamações e ele cobra providências da construtora.
“O nosso contrato prevê que toda a manutenção e reforma referente aos problemas que nós temos aqui a construtora deve fazer esses reparos, em 5 anos. E tem coisas que não são feitas”, disse.
A tapeceira Joice Cristina Ferrarezzi precisou tirar dinheiro do bolso para consertar os problemas de estrutura do apartamento.
“Vazamento no meu banheiro, teto quase caindo com furo, na minha sala tem rachadura com infiltração, quando chove no meu janelão entra água na sala. Eu troquei meu piso inteirinho porque tudo estava caindo, não tinha condição”.
Falta de CEP
O Espanha é só um dos seis condomínios que formam o Jardim das Nações Dois. Ao todo são 1.186 famílias. Além dos problemas de estrutura, elas reclamam que até agora não receberam o contrato de compra dos apartamentos e nem sequer têm um CEP pra receberem as correspondências.
“Quando a gente compra pela internet não tem como chegar aqui, a gente manda na casa de parentes”, afirmou o tapeceiro Alifer Felipe Bento Barbosa.
Os moradores contrataram advogados que vão cobrar providências na justiça. entre elas, a entrega do contrato de compra do imóvel.
Eles também vão cobrar a instalação de estrutura para o bairro. “Quando o empreendimento foi aprovado, como contrapartida a construtora e o financiador, tem que cumprir essas diretrizes, entre elas suprir o empreendimento e as imediações das infraestruturas necessárias, saneamento básico, transporte, segurança, educação e saúde”, afirmou o advogado Carlos Henrique de Souza Campos.
O que dizem a prefeitura e a construtora
A Prefeitura de Rio Claro informou que acionou a construtora para resolver os problemas dos apartamentos e que já encaminhou a documentação ao cartório para dar andamento aos contratos. Já sobre a infraestrutura no bairro, disse que tem três linhas de ônibus, que está construindo uma creche e uma escola e que tem unidades de saúde em bairros próximos.
A construtora informou que os moradores devem pedir pessoalmente ou por telefone a visita de uma equipe para avaliar os problemas estruturais. Já os Correios disseram não vão ao condomínio Espanha porque não há portaria nem caixas próprias para correspondências.
Fonte: g1.globo.com