Consumer Electronics Show 2019
Maior conferência de eletrônicos do mundo trouxe novidades para condomínios
Por Rafael Lauand*
Na segunda semana do ano, aconteceu a CES (Consumer Electronics Show) – uma das maiores e mais renomadas feiras de tecnologia do mundo.
De espelhos a purificadores de ar, fica claro que hoje em dia qualquer coisa pode se tornar um dispositivo inteligente. E isso também é verdade para a segurança doméstica e de condomínios.
Os dias de altas cobranças mensais para proteção de casas e condomínios podem estar contados, graças a tecnologias que estão emergindo ao redor do mundo. Moradores terão mais acesso à segurança, de maneira mais rápida e a custos menores.
Confira abaixo as maiores novidades em segurança doméstica inteligente da CES!
‘Olhos Mágicos’ para entradas e portas
Uma das novas formas de tecnologia que vem ganhando impulso – e foi apresentada como destaque na CES –, foram as câmeras de olho mágico (doorcams peephole, em inglês).
A Brinno e a Ring (empresa comprada pela Amazon por U$ 1 bilhão) lançaram câmeras de campainha para áreas de acesso, que podem ser instaladas em edifícios ou em qualquer outro tipo de propriedade.
São equipamentos práticos, pois dispensam fios e perfurações na hora da instalação, além de serem adaptáveis às portas com orifícios (sim, aquelas que já possuem olhos mágicos tradicionais).
Também são sistemas inovadores. O dispositivo da Ring grava um vídeo da pessoa que está na porta e direciona para o morador ou proprietário do imóvel; já o da Brinno tira uma foto e manda para o responsável. E mais: as duas soluções fazem tudo isso através de um aplicativo!
Vídeos-campainhas
Síndicos e proprietários que desejam instalar uma campainha inteligente terão muitas pesquisas para fazer, afinal, muitas empresas jovens – como a Ring e a Nest – se uniram a startups para trazer tecnologia para áreas de acesso.
Da Maximus (campainha que utiliza duas câmeras para rastrear visitantes e pacotes) até Ezviz, Tuya, Netatmo e LifeShield, todos estão lançando sua própria linha de câmeras-campainha.
Assim, uma boa dica é ficar de olho nesse segmento que vem ganhando espaço no mercado por conta da quantidade de empresas investidoras.
Iluminação de segurança
Dispositivos de segurança para fora de casa também foram uma grande tendência na tecnologia de casa inteligente na CES.
A Philips Hue vai lançar as novas luminárias para ambientes externos, e ainda, a linha de luz inteligente: uma versão para o exterior de condomínios com sensor de movimento.
A Ring pretende lançar outras novidades, como a linha completa de iluminação inteligente ao ar livre com sensores de movimento integrados. Essas luzes podem acionar as câmeras da Ring, proporcionando segurança máxima a um preço acessível.
Outros lançamentos
Num esforço para combater os furtos de encomendas, a Amazon expandiu seu serviço de entrega em domicílio nos Estados Unidos ao criar o Key by Amazon. Esse serviço inclui a entrega no endereço utilizando portas conectadas que possuem controle de acesso automatizado para entregadores autorizados.
Temos também a Sunflower Labs, que lançou um serviço de investigação com drones para segurança no perímetro de condomínios. Ele conta com luzes inteligentes e de alta tecnologia que podem sentir movimento e vibração. Como protocolo de segurança, o sistema envia um drone para checar atividades suspeitas de acordo com os movimentos identificados. Essa solução, que ainda possui um custo alto até mesmo nos EUA, não estará disponível por pelo menos mais um ano.
Por fim, o evento nos mostrou que 2019 será repleto de novidades para o nosso condomínio do futuro, principalmente quando o assunto é segurança e facilidades para o nosso dia a dia através da tecnologia.
(*) Rafael Lauand (@rafalauand) é Engenheiro de Produção formado pela UFPR; especialista em controladoria e finanças pela UFPR; especialista em 'Data Science' pela John Hopkins University; sócio-fundador da LAR.app Administradora de Condomínios; professor do INSPER no curso de Direito das Startups; e conselheiro de empresas de tecnologia. Rafael foi um dos pioneiros no mercado de startups da geração 'mobile', com atuação desde logística à saúde, e também teve experiência como sócio de algumas startups de tecnologia brasileiras.