Conta de luz no CE
Aumento de cerca de 24% pode afetar taxa condominial
Conta de luz aumenta 24,88% em média no Ceará a partir desta sexta-feira
Reajuste anual foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na manhã da última terça-feira (19)
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (19), o reajuste tarifário anual da Enel Distribuição Ceará. Com isso, a conta de energia no estado vai subir, em média, 24,88%.
O reajuste para consumidores de imóveis residenciais com baixo consumo foi de 24,26%. Para os clientes de média e alta tensão, em geral indústrias e grandes comércios, o índice aprovado foi de 24,18%. E 25,12% para consumidores de baixa tensão, em geral residências e pequenos negócios.
Porém, segundo a Aneel, o fim das bandeiras de escassez hídrica, anunciado semana passada pelo Governo Federal, vai praticamente anular o efeito percebido pelo cliente residencial com esse reajuste.
O fim das bandeiras de escassez hídrica foi encerrada no último sábado (16). A bandeira escassez hídrica é a mais cara do sistema e foi criada por uma resolução do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). Ela incide nas contas de luz desde setembro de 2021 e foi implantada na tentativa de cobrir os custos adicionais diante das medidas adotadas para enfrentar a escassez hídrica.
O reajuste tarifário anual atualiza o valor da energia paga pelo consumidor, anualmente, com base em fórmula prevista no contrato de concessão. Os reajustes acontecem em datas determinadas pelo Contrato de Concessão.
Taxa condominial
De acordo com o Diário do Nordeste, o reajuste na conta de luz deve aumentar o valor da taxa condominial. Francisco Wilson Alves Braga, diretor da vice-presidência do Secovi-CE, afirmou que o percentual de elevação deve ser repassado ao morador.
As gestões devem levar cerca de 90 dias para mensurar as oscilações de gastos. Por isso, segundo a proprietária da Focus Administração Predial, Lilian Alves, o ideal é aguardar o primeiro mês para calcular novos valores. Depois, é possível pensar em medidas de cortes de gastos.
https://www.conjur.com.br