Agentes da dengue são barrados em condomínios de Porto Alegre
Equipes da Vigilância em Saúde não puderam entrar em prédios. Ação de bloqueio de transmissão foi realizada na Vila Ipiranga
Equipes da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) de Porto Alegre foram impedidas de aplicar inseticida para bloqueio de transmissão da dengue em três condomínios do Parque Germânia, no bairro Vila Ipiranga, na manhã desta sexta-feira (27). Segundo a prefeitura, em um desses condomínios mora um paciente com dengue.
Os condomínios ocupam mais da metade da área prevista para aplicação do inseticida na manhã desta sexta. Diante da negativa, a aplicação do veneno para matar os mosquitos transmissores da doença adultos foi feita apenas em frente aos condomínios, a partir da calçada. Em toda a região, o veneno para matar mosquitos adultos foi aplicado em 26 imóveis.
A prefeitura esclarece que a equipe operacional, composta pelos aplicadores de inseticida, não costuma portar documentos, já que usam equipamento específico para o serviço. Mas em todas as operações de bloqueio de transmissão, a equipe operacional é acompanhada por técnicos da CGVS, devidamente identificados com crachá da prefeitura e uniforme.
A operação foi desencadeada a partir da confirmação de um novo caso de dengue importado da doença. A capital gaúcha já tem 12 casos confirmados da doença em 2015, sendo um autóctone (contraído dentro da cidade) e 11 importados. Até a terça-feira (24), a Secretaria Estadual da Saúde (SES) havia contabilizado 66 casos da doença em todo o estado.
Fonte: http://g1.globo.com/
Matérias recomendadas