Japão revela airbag para proteger edifícios contra terramotos
Uma empresa japonesa concebeu um sistema para proteger edifícios de terramotos violentos, providenciando «airbags» gigantes que permitem aos prédios manterem-se estáveis durante.
A Air Danshin Systems Inc. está de momento a equipar mais de 100 propriedades pelo país, segundo um porta-voz da companhia, Hiroshi Hosoda.
O novo conceito faz com que, durante um terramoto, um sensor dentro do edifício detecte o movimento e accione uma bomba de ar, que enche os airbags no espaço de um segundo.
Quando os airbags ficam cheios, os prédios ficam a «flutuar» a cerca de3 cmdo chão, ficando a salvo das oscilações enquanto os tremores estiveram a decorrer.
Imagens em vídeo da fase de testes mostram que os edifícios mantêm-se seguros na mesma altura em que as fundações e o chão tremem durante vários segundos.
Quando o sensor detecta que os tremores pararam, o ar é gradualmente expelido dos airbags e o prédio regressa ao seu «ponto de partida».
O novo sistema será significativamente mais barato que outros concebidos para proteger edifícios contra terramotos: cerca de três milhões de Ienes (aproximadamente 27.886 milhões de euros), conforme o tamanho do edifício.
O sistema vem com garantia de dez anos e requer apenas «manutenção ligeira», garantiu Hosoda.
Fonte: http://diariodigital.sapo.pt
Matérias recomendadas