O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Márcio Rachkorsky

Contratação de parente

Desconto pontualidade e infiltração também foram temas da coluna dessa semana

02/09/13 09:52 - Atualizado há 7 anos
WhatsApp
LinkedIn
 

O advogado especialista em condomínios Marcio Rachkorsky responde as dúvidas dos nossos leitores sobre vida em condomínio. Sua coluna é publicada a cada duas semanas, sempre às segundas-feira, aqui no SíndicoNet.

Para enviar sua pergunta para o Marcio Rachkorsky, use o espaço para comentários no final dessa página.

Desconto pontualidade

Pergunta 1, de Beto Roriz

Gostaria de saber sobre o desconto pontualidade, e se ele pode ser aplicado. Existe alguma lei que trate do assunto? E se ele é cobrado, como fazer para que se evite a cobrança se ele for ilegal?

RESPOSTA DO ESPECIALISTA

O desconto de pontualidade já foi alvo de muitas ações judiciais e a jurisprudência já se manifestou no sentido da ilegalidade do desconto, uma vez que se trata na verdade de uma multa disfarçada. Caso ele seja cobrado, o condômino pode ingressar com uma ação no Juizado Especial Cível, requerendo a devolução dos valores pagos indevidamente.

Contratação da irmã

Pergunta 2, de Abilio Fernandes
 
Sou síndico de um condomínio-clube recém implantado. A convenção prevê a contratação de um gerente predial. Tenho uma irmã com o perfil adequado para a função. Minha pergunta é: existe algum impedimento legal na contratação dela para essa função? A convenção nada prevê a esse respeito.
 
RESPOSTA DO ESPECIALISTA
 
Se a convenção não prevê nenhuma proibição, não é ilegal mas pode ser visto como imoral, uma vez que se trata da contratação de parente. 
 
O ideal neste caso, para que não reste dúvidas a respeito da contratação, seria que o assunto fosse levado à assembleia, que fosse explicado que se trata da irmã do síndico, que se apresente o currículo e as capacitações para o cargo, que os condôminos façam os questionamentos que entenderem necessários e posteriormente, você e sua irmã se retirem do local para não haver nenhum constrangimento e é realizada uma votação se a contratação deve ou não ser aprovada
 

Infiltrações

 
Pergunta 3, de Rozilene Xavier  
 
Moro no último andar de um prédio e estão surgindo diversas infiltrações. Temos feito reclamações para o síndico e este alega que não é responsabilidade do condomínio. Gostaria de saber sua opinião a respeito.
 
RESPOSTA DO ESPECIALISTA
 
A questão deve ser respondida por um engenheiro. É este profissional que está capacitado a verificar a origem das infiltrações e esclarecer de quem é a responsabilidade. Em geral, pela experiência, os danos são de responsabilidade do condomínio posto que provenientes de área comum, mas não é uma regra.

 

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet