O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Odirley da Rocha

Contribuição da tecnologia (e do SíndicoNet) aos condomínios

Assembleia virtual, portaria remota, lockers, prestação de contas digital, enfim...para especialista, o SíndicoNet contribuiu para o crescimento do mercado condominial ao disseminar conteúdo de qualidade sobre novas ferramentas

24/09/21 01:00 - Atualizado há 3 anos
WhatsApp
LinkedIn
Odirley Rocha, da Kiper, e colunista SíndicoNet

Por Odirley Rocha*

Senta, que lá vem a história.

Em Porto Alegre, o síndico Fábio, do condomínio Brisa de Vento, estava no seu limite. O vizinho ligava o som em um volume alto, às 7h30, de um domingo e, em seguida, os moradores batiam à porta dele para reclamar do barulho. Quando perguntaram a ele se esse era um problema de todos os condomínios do Brasil, ele respondeu:

“Claro que não! Esse problema é só no Rio Grande do Sul, pois aqui, o pessoal é bem tradicionalista e gosta muito de ouvir músicas regionais.”

Já em São Paulo, no condomínio Orleans, a síndica Marjorie não aguentava mais o barulho das crianças do seu condomínio. Quando perguntaram para ela se o problema acontecia em todos os condomínios do Brasil, ela respondeu:

“Não! O problema é que as crianças de São Paulo ficam muito tempo trancadas nos apartamentos, pois os pais trabalham o dia inteiro. Dentro do apartamento é o único lugar em que elas podem brincar.”

Agora, no condomínio Cidade dos Ventos, no Rio de Janeiro, o síndico Rodrigo estava estressado com as constantes brigas entre os moradores. Os motivos eram diversos: vagas de garagem, 'encostadas' nos carros... Quando perguntaram a Rodrigo se ele achava que era um problema só dos moradores do Rio de Janeiro, ele respondeu:

“Sim! Essa é uma característica dos cariocas. Eles têm uma vida muito agitada e, consequentemente, são agitados no trânsito.”

Tudo isso aconteceu na década de 90, quando as pessoas acreditavam que todos os problemas dos condomínios eram por razões regionais e que, por isso, tinham que resolver sozinhos

Você acredita que nessa época não existia nenhuma ferramenta na qual síndicos, moradores e administradores de condomínios pudessem pesquisar, conversar e entender as dores um dos outros? 

E foi a partir dessa grande dor que surgiu o portal SíndicoNet, em 1996. No meu ponto de vista, esse é um dos grandes marcos tecnológicos do mercado condominial, no qual síndicos de todo país estavam percebendo que suas dores eram comuns e então começaram a trocar experiências e observar as soluções que outros colegas de profissão encontravam.

"O SíndicoNet conectou, inspirou e revolucionou o mercado condominial do País"

Os números são expressivos. Média de 36,5 mil visualizações mensais no YouTube e média mensal de 2 milhões de visualizações de páginas e de 1,2 milhões de sessões no portal.

E isso facilitou para que as boas práticas e as novas tecnologias entrassem no mercado condominial de forma rápida e simples, fazendo nosso mercado evoluir muito.

Exemplos da evolução tecnológica do mercado e a contribuição do SíndicoNet

Assembleia virtual: O formato sempre gerou polêmica e o portal SíndicoNet trouxe matérias e vídeos esclarecedores para o público. 

Armários inteligentes: Esses itens vieram à tona nos últimos dois anos, devido ao aumento das compras pela internet, e o SíndicoNet novamente contribuiu com diversos conteúdos sobre o assunto. 

Cursos online: Treinamento de forma remota? O SíndicoNet foi o pioneiro nesse mercado, ministrando cursos online para síndicos. Já são mais de 8 mil gestores certificados e atualmente há 10 cursos disponíveis. Escolha o seu!

E tem mais! Nos dias 04 e 06 de outubro, o SíndicoNet realizará um Workshop Experts gratuito para falar de Ações para Encantamento de Moradores. Não perca e faça sua inscrição aqui.

Portaria Remota: O advento dessa tecnologia gerou algumas incertezas no mercado, mas hoje já é uma realidade. No canal do YouTube do SúíndicoNet você encontra 4 vídeos esclarecedores sobre o assunto, e que já foram vistos por mais de 120 mil pessoas.

Prestação de contas de forma digital: Esse assunto foi obrigatório para as administradoras apenas em 2020, devido à pandemia. Mas, há 4 anos, o SíndicoNet fez um webinar sobre o futuro das administradoras, que já soma mais de 22 mil visualizações, com várias dicas, sendo uma delas sobre a prestação de contas de forma digital.

Veículos elétricos no condomínio - Esse é um assunto atual, não é mesmo? Há 2 anos, o SíndicoNet publicou um vídeo no YouTube para mostrar quais seriam as dificuldades e as soluções sobre esse assunto. Adivinha? O vídeo já tem quase 10 mil visualizações.

Eu poderia escrever mais de 10 páginas citando as tecnologias e as boas práticas que o portal SíndicoNet ajudou a disseminar no mercado condominial, mas acho que ficou claro o meu ponto de vista e, sendo assim, termino este artigo repetindo esta frase:

"O SÍNDICONET conectou, inspirou e revolucionou o mercado condominial do País"

(*) Odirley Rocha é formado em Eletrotécnica e Eletrônica, com MBA em Gestão da Segurança Empresarial. No mercado de segurança há 23 anos; diretor de relacionamento do Porter Group. (https://portergroup.com.br/)

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet