5 cuidados com a casa no inverno
Os cuidados com a casa no inverno são essenciais para evitar problemas de saúde e acidentes, como incêndios devido à sobrecarga da rede elétrica. Por isso, é fundamental fazer a manutenção e adotar boas práticas
Quando o frio chega, é preciso ter cuidados com a casa no inverno. Eles são válidos tanto para evitar problemas com mofo quanto para impedir a ocorrência de algum acidente, como um incêndio.
Se a sua residência está em um condomínio, a atenção a esses detalhes é ainda mais relevante. Afinal, você precisa se preocupar tanto com a sua segurança quanto com a de seus vizinhos.
Então, quais são as boas práticas a adotar? Vamos apresentar 5 cuidados essenciais que você deve ter com a sua casa no inverno e ainda dar mais dicas. Continue conosco!
1. Saiba limpar a casa para manter sua saúde em dia
O primeiro passo é tomar alguns cuidados para manter a sua saúde e a de toda a sua família. Nesse sentido, comece abrindo as janelas. Por mais que seja frio, é importante ventilar os ambientes e garantir a circulação do ar. Se houver alguém doente na casa, essa medida é ainda mais importante.
Como limpar a casa em dias de frio?
O ideal é sempre usar um pano úmido para retirar a poeira do chão e dos móveis. Reforce a limpeza e faça em mais dias da semana. Além disso, passe o aspirador de pó com mais frequência.
Abra os armários por algumas horas toda semana para arejar as roupas e evitar o mofo.
- Leia mais: 16 dicas para economizar água em casa
Quais cuidados devemos ter no inverno?
Mais do que a limpeza, tenha atenção a outros aspectos. Por exemplo, evite usar produtos químicos durante a higienização. Isso porque eles desencadeiam alergias, bastante comuns nesse período.
Nesse mesmo sentido, lave as roupas de cama utilizadas somente no inverno. Afinal, elas acumulam poeira e mofo. Usar aparelhos elétricos que impedem a proliferação de fungos, como esterilizador de ar, é outra boa iniciativa, especialmente no quarto das crianças.
Lembre-se de que ter uma boa qualidade de ar é imprescindível. Isso impede que os agentes infecciosos se proliferem, entre eles, os ácaros. Por isso, mantenha a ventilação e deixe a luz do sol entrar.
Como organizar a casa no inverno?
Justamente para evitar o acúmulo de poeira, vale a pena otimizar a organização da sua casa. Comece guardando em armários aqueles objetos mais delicados para limpar, como revistas e livros.
Evite deixar muitos objetos pequenos. O ideal é ser minimalista e colocar na decoração somente aquilo que faça sentido para você. Isso facilita a limpeza e evita o acúmulo de sujeira.
Além disso, tire os móveis do lugar e limpe por baixo e atrás deles. Isso faz a diferença. Ainda passe o aspirador de pó para evitar o desconforto respiratório. Nesse caso, apenas se atente ao horário: evite usar itens que façam muito barulho para os vizinhos depois das 22hs, ou antes das 9hs.
Outras boas dicas são:
- Coloque produtos antimofo nos armários;
- Lave e seque, em ambiente bem arejado, todas as roupas e roupas de cama que ficaram guardadas por um longo período;
- Guarde as roupas de cama em sacos embalados a vácuo para evitar a proliferação de microrganismos;
- Coloque travesseiros e o colchão no sol sempre que puder ou deixe o quarto bem arejado.
2. Faça a revisão no aquecedor a gás
O aquecedor a gás é um aliado na hora de enfrentar o frio. Especialmente, nas cidades mais frias do Brasil. Porém, ele exige cuidados para funcionar.
- Leia mais: Como evitar acidentes com gás em condomínios
Portanto, faça a revisão nesse aparelho para garantir que ele funcione corretamente. Assim, você poderá aproveitar o banho e as torneiras com água quentinha.
Nesse processo, lembre-se de que toda a manutenção deve ser feita periodicamente por um técnico especializado. Chamada de preventiva, o objetivo é verificar todo o aquecedor e seus acessórios, como filtros, ventoinhas e queimadores.
O ideal é fazer esse procedimento uma vez ao ano, sempre no começo do inverno. Afinal, esse é o período em que você utilizará mais o equipamento. Entre os problemas de não fazer a manutenção estão:
- Consumo de gás alterado;
- Irregularidade na combustão;
- Superaquecimento do dispositivo;
- Falhas no acionamento;
- Desligamento durante o uso;
- Instabilidade na temperatura.
Caso você ainda não tenha o aquecedor a gás, mas queira instalá-lo, faça o procedimento com um profissional especializado.
Se morar em condomínio, primeiramente verifique com o síndico se há essa possibilidade ou algum possível impedimento.
3. Revise a parte elétrica
Um problema bastante encontrado no inverno é a sobrecarga nas instalações elétricas. Em condomínios, a fiação das áreas comuns é responsabilidade da administração. No entanto, o que está na parte interna das unidades autônomas deve ser observado pelos moradores.
Por isso, é fundamental ter atenção, especialmente com o aquecedor de ambiente e os chuveiros elétricos. Isso porque esses dois equipamentos exigem uma potência maior e puxam mais energia.
Nesse processo, atente também à limpeza do aquecedor. Passe um pano úmido com frequência para evitar o acúmulo de poeira, que faz mal à respiração e também ao uso do aparelho. Além disso, é importante verificar algumas questões:
- Verifique qualquer sinal de aquecimento de fios e cabos. Se isso ocorrer, chame um profissional qualificado imediatamente;
- Elimine o uso de benjamins e extensões pela casa. Isso tende a evitar a sobrecarga de energia;
- Tenha uma atenção especial com as construções mais antigas. Elas tendem a sofrer mais sobrecarga. Por isso, faça uma reforma no sistema elétrico a cada 5 anos para diagnosticar e resolver problemas;
- Tenha certeza de que os eletrodomésticos e os eletrônicos são suportados pelas instalações atuais da unidade;
- Consulte o síndico sobre o tipo de equipamento que você pretende usar e se há alguma restrição. Se o condomínio for antigo e com centro de medição desatualizado, talvez seja a oportunidade para levar para assembleia uma proposta de modernização elétrica.
Perceba que a revisão da parte elétrica deve incluir vários aspectos. Por exemplo:
- Fiação, para ter certeza de que os fios estão em dia;
- Quadro de luz, para verificar disjuntores, circuitos, se são suficientes para atender a demanda do imóvel e suas condições estruturais;
- Cabos, interruptores e tomadas, a fim de saber se estão em boas condições, se o dimensionamento está correto e se não há fuga de energia.
Além disso, utilize somente profissionais qualificados e materiais com selo de aprovação do Inmetro. Isso é uma garantia extra para a adequação da fiação interna e é um dos principais cuidados com a casa no inverno.
Qual é a melhor forma de esquentar a casa no inverno?
É possível deixar os ambientes mais confortáveis sem utilizar os equipamentos elétricos em excesso. Algumas boas práticas são:
- Ventile a casa somente nos períodos em que está mais quente. Assim, você tem os benefícios e mantém a temperatura do ambiente preservada;
- Use o sol batendo no apartamento e deixe as janelas fechadas, mas as cortinas abertas. Assim, o calor entra e mantém o ambiente quente;
- Adote fitas isolantes, se houver frestas em portas, janelas e outros lugares. Isso evita que o ar frio entre em momentos desagradáveis;
- Use uma bolsa de água quente para esquentar os pés e os lençóis. Você também pode usar rapidamente o secador de cabelo. Porém, evite colocá-lo muito próximo dos tecidos para não haver superaquecimento;
- Coloque tapetes. Eles são um isolante térmico natural.
4. Faça a manutenção do ar-condicionado
Um dos equipamentos mais utilizados no inverno é o ar-condicionado. Isso porque os modelos mais modernos têm a opção de esquentar. Porém, é importante fazer a limpeza e a manutenção do aparelho.
Nesse processo, serão trocadas peças desgastadas. Ao mesmo tempo, essa é uma forma de garantir que o equipamento funcione de maneira adequada, sem sobrecarga ou prejuízo à qualidade do ar.
5. Atente-se a possíveis vazamentos
Parece que esse não é um cuidado com a casa no inverno, mas os vazamentos tendem a aparecer mais nesse período. Na verdade, o que acontece é que o clima úmido de alguns lugares favorece o surgimento das goteiras e infiltrações.
Ou seja, o vazamento já existe há algum tempo, mas tende a ficar visível durante o inverno. Caso isso aconteça, o ideal é chamar um profissional especializado rapidamente. Até mesmo porque a secagem é mais lenta durante os dias de frio.
Vale a pena observar que vazamentos trazem vários riscos, especialmente para quem mora em prédios. A infiltração pode aparecer em outros apartamentos, estragar equipamentos e móveis etc. Em casos mais graves, pode causar danos estruturais.
Com todos esses cuidados com a casa no inverno, é possível manter a sua saúde e segurança. Além disso, você evita problemas para outros moradores do condomínio e garante o bem-estar de todos.
Aproveite também para ler um conteúdo sobre problemas elétricos residenciais.
Conteúdo SíndicoNet