O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Ambiente

Cuidados com a área comum

Residencial em Manaus formou "brigadistas" contra moluscos

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019
WhatsApp
LinkedIn

Prefeitura realiza formação de brigada contra caramujo africano em Manaus

Com o início do período chuvoso, o registro do surgimento de focos de caramujo africano levou a Prefeitura à formação de 20 brigadistas para combater o caramujo

Com o início do período chuvoso, o registro do surgimento de focos de caramujo africano levou a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), a realizar a primeira formação de brigada de combate ao molusco deste ano. O trabalho aconteceu no sábado (12), no Condomínio Residencial Petrópolis, no bairro Petrópolis, zona Sul, e contou, no total, com a formação de 20 brigadistas, entre moradores do residencial e de áreas vizinhas.

Durante a capacitação, os participantes receberam informações sobre as características da espécie e como efetuar a eliminação dos focos de modo seguro. A partir daí, podem atuar como multiplicadores da mensagem no conjunto.

A formação de brigadas foi a estratégia de mobilização criada pela Divisão de Educação Ambiental da Semmas para enfrentar a disseminação da praga do caramujo africano. A medida atende à Instrução Normativa 73 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), segundo a qual os órgãos federais, estaduais e municipais ficam autorizados a desenvolver medidas de controle, prevenção e extermínio do caramujo africano.

De acordo com o chefe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, Raimundo Araújo, as brigadas contribuem muito para conscientização dos moradores das comunidades sobre questões ambientais importantes, como o descarte correto de lixo, diretamente relacionado à proliferação da praga. 

"O caramujo africano é uma espécie exótica que se disseminou pelo País e não tem predador natural. Locais com acúmulo de entulhos e restos de alimentos são os ambientes preferenciais da espécie", afirmou.

Durante a formação, os brigadistas aprendem também a diferenciar as espécies de caramujos nativos e do africano.

Moradora do condomínio, a aposentada Sônia Memória parabenizou a Prefeitura de Manaus pela iniciativa.

"Essa é uma situação nova aqui no condomínio e não sabíamos como agir. Por isso, decidimos solicitar a visita dos técnicos da Semmas para recebermos as orientações corretas", afirmou. Segundo ela, além de aprender a lidar com o caramujo africano, os moradores se mobilizaram também para implantar na área uma horta comunitária e arborização.

Para solicitar a formação de brigadas de combate ao caramujo africano, o interessado deve entrar em contato com a Divisão de Educação Ambiental da Semmas pelo 3236-8587.

 

Fonte: www.portalam24h.com

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet