O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Sérgio Meira

Cuidados com a dengue

Mesmo no inverno, condomínio deve se manter ligado contra o mosquito

01/07/14 11:27 - Atualizado há 10 anos
WhatsApp
LinkedIn

por Sergio Meira (*)

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. No Brasil, as condições climáticas – tempo quente e úmido – favorecem o desenvolvimento e proliferação do mosquito Aedes aegypti, que é pequeno, mas fácil de identificar pelos seus hábitos. O mosquito se reproduz em qualquer recipiente utilizado para armazenar água, tanto em áreas sombrias como ensolaradas. As previsões com relação à doença não são nada animadoras. De acordo com balanço divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, nos cinco primeiros meses deste ano, foram registrados 94.246 casos confirmados transmitidos no Estado.   Infelizmente, apesar das frequentes campanhas de prevenção, o mosquito Aedes aegypti ainda consegue encontrar condições propícias para se reproduzir, inclusive, nos condomínios. Por isso, é sempre importante reiterar a necessidade de algumas medidas, que devem adotadas pelos síndicos, e também pelos moradores, para evitar a procriação do agente transmissor.   São medidas simples, porém, eficazes. A primeira delas é orientar os moradores sobre os cuidados a serem tomados dentro de suas respectivas unidades.  É fundamental que o condômino verifique os possíveis focos e adote as medidas necessárias para evitar a proliferação do vetor em seu apartamento, principalmente em varandas, onde há muitos vasos de plantas.   Nas áreas comuns, a recomendação é que o síndico e os funcionários do condomínio mantenham piscinas com cloro na quantidade adequada. Piscinas não utilizadas devem ser desativadas e mantidas sempre secas. É importante cobrir ou guardar em local fechado entulhos, pneus, garrafas, vasos e demais objetos que ficam nas áreas verdes. Indispensável verificar, ainda, se a caixa d’água está bem tampada.   Administradoras de condomínios e imobiliárias têm papel fundamental nessa questão, devendo orientar seus profissionais no sentido de fiscalizar, durante visitas, os possíveis focos em imóveis fechados, à venda ou para locação.   Todos nós temos um importante papel no combate ao mosquito Aedes aegypti durante o ano inteiro. Se cada um fizer a sua parte, juntos, combateremos esse mal.   (*) Sérgio Meira de Castro Neto é engenheiro e diretos de Condomínios da vice-presidência de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP e diretor da Cassiporés Imóveis.

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet