O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Radar LELLO

Cuidados com o elevador

Manutenção preventiva é essencial para a segurança do equipamento

quinta-feira, 5 de outubro de 2017
WhatsApp
LinkedIn

Segurança do elevador em prédios residenciais exige cuidados

Medidas simples e manutenção adequada garantem o bom funcionamento e evitam acidentes, orienta a Lello

O elevador é o equipamento mais utilizado por quem mora em prédio de apartamentos. É o “transporte público” dos condomínios. Por isso, o síndico deve adotar todas as medidas para garantir o bom funcionamento e a segurança dos equipamentos para seus usuários (veja quadro abaixo). A orientação é da Lello, empresa líder do setor de administração condominialem São Paulo.

Além de estimular o correto uso por parte dos moradores, afixando as dicas da empresa responsável pela manutenção nos quadros de aviso do condomínio, o síndico deve observar regularmente o funcionamento do elevador, para verificar se o equipamento apresenta qualquer alteração.

Segundo Raquel Bueno Tomasini, gerente de produtos e parcerias da Lello, o elevadordeve ser desligado e a empresa de manutenção acionada  se houver desnível de cabine e quando o equipamento estiver parando entre dois andares ou andando com a porta aberta.

“Esses são sinais de que o elevador está com problemas técnicos”, afirma.

Ela alerta que o condomínio não deve permitir acesso de moradores ou estranhos à casa das máquinas e nem que essa área seja usada como almoxarifado. Do mesmo modo, observa, é fundamental que o síndico alerte os condôminos quanto aos riscos de acidentes causados por brincadeiras dentro do elevador, como pular, balançar ou forçar a abertura da porta automática.

A gerente da Lello afirma que o zelador deve ser orientado a manter a casa de máquinas sempre trancada, mas com boa ventilação, e permitir acesso somente a pessoas autorizadas, além de controlar a freqüência das inspeções.

“Em caso de qualquer irregularidade, o zelador deve desligar o elevador e acionar a empresa de assistência técnica”, diz.

Raquel ressalta que o contrato de manutenção de elevadores é obrigatório nos condomínios. Segundo ele, é muito importante que as medidas de segurança sejam reforçadas no dia da inspeção, para evitar acidentes. “O condomínio deve providenciar para que placas de sinalização sobre reparos ou manutenções sejam colocadas na garagem, no térreo e nas portas dos elevadores”, conclui.

7 dicas fundamentais para a utilização adequada e segura dos elevadores

  1. Utilize os botões de subida e descida dos pavimentos de forma adequada. Apertar várias vezes o botão não fará com que o elevadorchegue mais rápido.
  2. Não ultrapasse a capacidade máxima indicada na cabine.
  3. Não interrompa o fechamento da porta com as mãos.
  4. Observe e cumpra os avisos colocados na cabine.
  5. Crianças menores de 10 anos não devem utilizar o elevadordesacompanhadas, já que em situações de emergência podem ter dificuldades para pedir ajuda.
  6. Pais e funcionários do condomínio precisam orientar as crianças que ao entrar ou sair do elevador, devem conferir se o mesmo está no andar e se não há degraus.
  7. Brincar no elevador não é recomendado. Não mexa no interfone, alarme ou em outras peças do painel. Além da possibilidade de paralisar oelevador, isso pode resultar quebra do equipamento.
Esse conteúdo é um oferecimento da Lello para os leitores do SíndicoNet

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet