Inadimplência aumenta durante as férias de verão; especialista dá dicas para que os meses de lazer não sejam de sofrimento para o condomínio
As férias estão chegando e é comum os condomínios sofrerem com a falta de pagamento da taxa condominial por parte de alguns moradores nessa época do ano. Isso porque muitos deles viajam e acabam não mantendo as contas em dia. Para alguns condomínios, janeiro é o mês mais crítico devido a esses atrasos. O pior é que, em muitos casos, os problemas causados pelo caixa baixo se arrastam por todo o ano todo.
Para Júlio Herold, gerente de condomínios da Auxiliadora Predial, este é um problema que pode ser evitado se algumas medidas simples forem tomadas com antecedência.
“Janeiro é mês de férias e a maioria dos condôminos viajam e isso não dá para mudar. O importante é lembrar que as pessoas não agem de má fé, mas esquecem de pagar ou, às vezes, saem para às férias sem que tenham recebido o boleto do mês”.
Uma das dicas que o gerente de condomínio da Auxiliadora Predial dá é que os boletos de janeiro e fevereiro sejam emitidos 30 dias antes. Outra medida que pode ser tomada é oferecer descontos ou abonos para o pagamento antecipado, se for o caso. Herold lembra que existem várias medidas a serem tomadas e achar a melhor delas é um trabalho de todos, principalmente dos conselheiros que ajudam o síndico na tarefa de gerir o condomínio.
“Nada pode ser feito de forma arbitrária. Trazer o tema para a assembleia é primordial”.
Matérias recomendadas