Custos condominiais de São Paulo obteve aumento em comparação a agosto
AABIC divulga IPEVECON e IPEMIC do mês de setembro
A Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC) divulgou nesta semana seus índices de mercado referentes ao mês de setembro. O Ipevecon (Índice periódico de Variação Condominial de Custos Condominiais) apontou variação dos custos condominiais neste período, com variação de 0,33% em relação a agosto, enquanto o IGPM obteve uma elevação de 0,95% no mesmo período.
Com este resultado, a variação acumulada das despesas condominiais nos últimos doze meses chegou a 7,44%, aproximando-se bastante ao resultado do IGPM no mesmo período, de 8,35%.
“Em relação ao comportamento dos itens componentes do custo condominial, as despesas com “pessoal” e “encargos sociais” que costumeiramente influenciam mais sensivelmente o IPEVECON, oscilaram negativamente, com quedas respectivas de (-) 3,64% e (-) 4,14%. Observou-se por outro lado, uma expansão relevante dos custos com contas de consumo, com o custo da água aumentando 9,37% e da energia, também aumentando em 6,27%, demonstrando uma acomodação nas iniciativas de economia observadas na evolução mensal até este mês”, explica o diretor de condomínios, Omar Anauate.
Para os meses de outubro e novembro, o diretor estima uma elevação “o Ipevecon deve apresentar uma tendência de elevação, quando será influenciado pelo reflexo do reajuste de 8,75% nos salários e benefícios resultantes do acordo coletivo dos funcionários em edifícios, além das despesas oriundas do 13º Salário”, completa Omar Anauate.
IPEMIC
O Índice Periódico de Mora e Inadimplência Condominial do mês de setembro registrou índice de mora no pagamento de cotas condominiais (atraso até o 30º dia) de 6,36% que, em comparação ao mesmo período do ano anterior (6,55%), representou queda de -0,19%, em pontos percentuais.
“O valor relativo à inadimplência do mês, com base em julho de 2015 (não pagamento do 31º ao 90º dia após o vencimento) atingiu 3,76%, que em comparação obteve aumento de 0,69% pontos percentuais, em relação a julho de 2014 (3,07%)”, explica o diretor de condomínios da Aabic, Omar Anauate.
Matérias recomendadas