Salão de festas de condomínio em área de risco desaba em Campinas
O desmoronamento ocorreu na última quarta-feira (20), no Jardim Bassoli.Moradores afirmam que apartamentos também apresentam sinais de risco.
O salão de festas de um condomínio desabou na noite de quarta-feira (20) no Jardim Bassoli, em Campinas (SP). As paredes, o telhado e pilares vieram abaixo. Ninguém ficou ferido. De acordo com a síndica, Sônia Mariano, há três meses um engenheiro foi até o local e disse que os prédios estavam em uma área de risco.
"A noite você escuta as paredes rangerem. Antigamente, quando eu mudei aqui, o 4° andar fazia frente com o 4° andar da torre cinco. Hoje meu apartamento faz frente para o 3° andar da torre cinco" afirma Sônia.
Um dos moradores registrou a situação do local momentos após o acidente. Ele demonstrou preocupação e contou que poderia ter sido uma tragédia. [Confira as imagens no vídeo acima]. O salão fica ao lado do parquinho onde as crianças costumavam brincar.
Segundo o arquiteto Eduardo Amorin, o salão já tinha problemas na estrutura e poderia desabar a qualquer momento.
"Nesse pilar não tem ferragem, não tem estribo que deveria fazer a ligação com o solo, e na ponto de lá não tem apoio, não tem fundação, ele está só apoiado no solo. Então corria esse risco o tempo todo de desabar", afirma Amorin.
Além do salão, os apartamentos também apresentam problemas. Alguns estão com sinais de infiltração, mofo e rachaduras. A empregada doméstica, Sônia da Silva, conta que a condição do tempo pode tornar a situação ainda pior:
"Entra água nos apartamentos quando chove".
A Defesa Civil esteve no local há três meses e chegou a informar que alguns apartamentos poderiam ser interditados por problemas na estrutura, mesmo assim, nenhuma família quis deixar o prédio.
Segundo o órgão, nesta quarta-feira (20), antes do desabamento, técnicos estiveram no salão e isolaram a área, pois a construção já demonstrava sinais de que iria desabar.
A Secretaria de Urbanismo disse que vai investigar como foi feita essa interdição no ano passado e também irá mandar uma equipe nesta quinta-feira (21) para verificar o local.
Já a construtora responsável, a Obredech, informou que enviou uma equipe para avaliar as causas do desabamento e que vai prestar apoio aos moradores.
Fonte: http://g1.globo.com/
Matérias recomendadas