SAAE autua condomínio de São Paulo que jogou entulho em Atibaia
O condomínio recebeu multa no valor de 700 UVRMs (R$ 1.5 mil) e o responsável pelo prédio terá que retirar o material depositado irregularmente na cidade
Não bastassem os problemas que a cidade já enfrenta com desavisados do próprio município despejando lixo em locais proibidos, agora Atibaia tem de encarar até “entulho importado”.
No início deste mês de julho, fiscais do setor de Resíduos Sólidos do SAAE descobriram um grande despejo do chamado RCC (resíduo de construção civil) em um terreno baldio na região do bairro do Rosário (foto).
Investigando o local, os fiscais descobriram no meio do entulho um envelope endereçado a um condomínio de classe média no bairro da Moóca, Zona Leste da Capital. Para lá foi uma equipe do SAAE e, depois de uma conversa com síndico do condomínio, ficou claro que o prédio realizara uma reforma e o RCC achado em Atibaia era mesmo de lá.
Os responsáveis alegam ter contratado uma empresa especializada no transporte desse entulho, mas não souberam dizer para onde o material foi levado.
Resultado: foi lavrado em nome do condomínio um auto de infração e imposição de multa no valor de 700 UVRMs, algo em torno de R$ 1.500. E o SAAE ainda vai notificar o prédio para que venha retirar o material depositado irregularmente no terreno.
REGULAMENTAÇÃO
Em Atibaia, como na maioria das demais cidades, há regras claras para o descarte, transporte e despejo final de RCC. Segundo essas normas, as exigências começam na própria obra, onde os responsáveis são orientados a separar dentro da caçamba o entulho por classe (latas, tijolos, madeira, etc).
Além de horários específicos para o transporte, o entulho só pode ser depositado em aterros sanitários legalizados, chamados de ‘aterros inertes’, específicos para materiais não orgânicos.
A fiscalização em Atibaia continua atenta e quem for flagrado desrespeitando as normas sanitárias será multado. Denúncias podem ser feitas pelo telefone (11) 4414-3537.
Fonte: http://www.atibaianews.com.br
Matérias recomendadas