Descoberto em prédio
Túnel mirava bancos em Poços de Caldas
Túnel descoberto em prédio já pode ter chegado a debaixo de bancos, acredita polícia em MG
Militares do Corpo de Bombeiros percorreram 26 metros nesta terça-feira (22) em Poços de Caldas, mas os trabalhos foram suspensos após cinco horas por risco de desmoronamento em alguns pontos.
A Polícia Civil acredita que o túnel descoberto em um imóvel comercial em Poços de Caldas (MG), próximo a agências bancárias, já pode ter chegado embaixo de um dos bancos. Militares do Corpo de Bombeiros percorreram 26 metros nesta terça-feira (22), mas os trabalhos foram suspensos após cinco horas por risco de desmoronamento em alguns pontos.
"Nós cessamos os trabalhos hoje para continuar amanhã, vamos fazer uma abertura numa área externa para continuar até chegar ao ponto final desse túnel", disse a delegada Juliane Emiko.
Conforme a delegada que investiga o caso, a suspeita é que os criminosos trabalhavam inclusive aos fins de semana para cavar o túnel.
"A terra e os buracos eram feitos no fim de semana até mesmo para não levantar a suspeita maior, principalmente porque no banco não tem gente aos finais de semana. O início do túnel já está bem estruturado, porque tinha iluminação, até um mecanismo para oxigenar, para ter troca de ar lá dentro, tinha iluminação e no início ele tem até uma estrutura física para sustentar o túnel", disse a delegada.
Apesar de 26 metros terem sido percorridos, a polícia acredita que o túnel deve ter mais de 40 metros. Durante todo o dia, a perícia da Polícia Civil esteve no prédio, que fica na Rua Minas Gerais, no Centro.
O imóvel foi alugado em janeiro do ano passado para uma mulher de Curitiba (PR), que disse que abriria uma loja de roupas. Até outubro, foram pagos R$ 200 mil em aluguéis. Depois disso, a conta deixou de ser paga e os proprietários do prédio entraram com uma ação de despejo.
"Como estava constatado que o imóvel estava aparentemente desocupado, pedimos a emissão na posse. O juiz mandou o oficial de justiça avaliar se o imóvel estava desocupado, o oficial veio, me ligou, nós chamamos um chaveiro e entramos. Quando nós entramos nós vimos que tinha um túnel e chamamos a polícia", disse a advogada Camila Cardillo.
O prédio fica em um quarteirão onde há várias agências bancárias. As investigações apontam que o túnel segue principalmente em direção aos fundos de uma agência da Caixa e uma do Banco do Brasil.
"O alvo é uma instituição financeira, é um banco, mas eu acho um pouco precoce em determinar qual dos bancos seria o alvo da quadrilha", disse a delegada.
No prédio, a polícia ainda encontrou várias câmeras de segurança e uma central de monitoramento que ainda estava funcionando. No local, havia vários sacos de terra, caixas de papelão e até um armário com alguns itens de cozinha e alimentos.
Este é o segundo túnel descoberto em Poços de Caldas em menos de um mês. No final de maio, a polícia encontrou um túnel de cerca de 10 metros embaixo de uma casa no bairro Marçal.
"Os dois imóveis foram alugados e os dois imóveis teve a cessação do pagamento em novembro de 2020, realmente há uma similaridade entre os casos e provavelmente eles têm conexão um com o outro", concluiu a delegada.
https://g1.globo.com/