Deslizamento de terra
2 blocos de prédio em São Carlos foram interditados
Dois blocos de prédio são interditados e evacuados em São Carlos após deslizamento de terra
Cinco famílias foram desalojadas nesta quinta. Empresa e Defesa Civil afirmam que não há risco
A Defesa Civil de São Carlos (SP) interditou dois blocos de um prédio no bairro Vila Nery, nesta quinta-feira (27), por conta de um deslizamento de terra que ocorreu durante a madrugada. Os locais tiveram que ser evacuados e cinco famílias foram desalojadas.
A assessoria de imprensa da Prefeitura de São Carlos informou que, segundo a Defesa Civil, não há risco de desabamento e, portanto, o local não oferece risco aos outros moradores do condomínio. A empresa RPS, responsável pela obra, também diz que não há risco.
Na quarta, a chuva forte causou transtornos na cidade e alagou 9 casas no Cidade Aracy 2.
Prédio chegou a tremer
Os prédios são recém-construídos. As chaves foram entregues aos proprietários em 31 de janeiro.
Por conta do grande volume de chuvas durante a madrugada, parte da terra da fundação de dois dos 16 blocos de apartamentos cedeu, deixando expostas as vigas de sustentação da construção.
Um morador relatou que o prédio chegou a tremer. Um boletim de ocorrência foi registrado e a perícia esteve no local durante a tarde, porém o resultado da avaliação não foi divulgado.
O diretor de engenharia da empresa RPS, Paulo Flaquer Filho, explicou que o deslizamento foi causado por um encharcamento do solo acima do normal.
“A terra encharcou muito e acabou pensando demais para o muro de contenção, que não resistiu e rompeu, com isso houve o deslizamento da terra do talude”, disse.
Três das famílias que tiveram que sair dos prédios foram para um hotel e duas para outros blocos do mesmo empreendimento.
“Após as obras emergências elas poderão voltar com tranquilidade e segurança. Não há riscos para os prédios e quando secar e estiar um pouco mais nós vamos recompor todo o estrago e o muro que veio a romper”, afirmou o diretor de engenharia.
A empresa informou ainda que a obra emergencial deve ficar pronta em alguns dias. Depois disso, os moradores poderão voltar aos apartamentos.
Fonte: https://g1.globo.com/