Ordenar quadro de empregados reduz despesas mensais
Controle das horas extras e do número de funcionários e terceirização de serviços são algumas alternativas para reduzir a folha salarial, que representa 54% dos gastos do condomínio, segundo a administradora Lello.
Com um quadro de funcionários organizado, Nilton Savieto, 52, conseguiu pôr em ordem o caixa do residencial em que é síndico e reduzir em 50% o valor da taxa.
"Os funcionários faziam até quatro horas diárias a mais, isso estava tornando a conta mais cara do que o condomínio podia pagar", afirma.
Além de onerar o condomínio, manter empregados que trabalhem 12 horas diárias fora do regime 12 por 36 --um dia trabalhado seguido de uma folga-- pode originar futuras ações trabalhistas.
TERCEIRIZAÇÃO
Os condomínios que preferem manter funcionários contratados enfrentam, além de possíveis ações na Justiça, o desafio da rotatividade e o pagamento de custos de admissão e de demissão.
Para fugir desses problemas e da responsabilidade pelo treinamento dos empregados, alguns prédios terceirizam a mão de obra.
A decisão é polêmica, pois reduz a identificação entre moradores e funcionários. Contudo, é uma alternativa para evitar dores de cabeça.
Foi a solução encontrada pela síndica Vera Carvalho após problemas com seu pessoal. A contratação de uma empresa terceirizada tirou de suas atribuições a preocupação com uniformes de funcionários, faltas e pagamento.
ECONOMIA COM EMPREGADOS
Organize um quadro com horários e tarefas
Avalie se é necessário contratar funcionários para eliminar horas extras
Evite corte de pessoal ou de horas extras que implique fragilizar a segurança dos moradores
Caso haja problemas frequentes com funcionários, orce o serviço com uma empresa que o terceirize; cheque sua idoneidade, pois, se ela não cumprir com obrigações trabalhistas, o condomínio poderá ter de arcar com essas despesas
Fonte: http://www.aquidauananews.com
Matérias recomendadas