Por Hubert Gebara *
O Dia Mundial da Água em 22 de março não terá novamente muito o que comemorar. “Escove os dentes com a torneira fechada. Na hora de lavar a louça, idem. Na hora de lavar a calçada, use a vassoura e aposente a mangueira. Tome um banho mais rápido. Não jogue lixo em rios e lagos”.
Esse material ingênuo está disseminado como decálogo para reverter o quadro de desperdício dessa que passou a ser a mais importante das commodities em tempos modernos. Faz parte também das dicas da Sabesp.
Nos condomínios, água e esgoto respondem pela segunda maior despesa, depois apenas de mão-de-obra e encargos. Representam cerca de 15% da cota condominial. Os hidrômetros de medição individual do consumo de água vieram para reforçar a luta contra esse desperdício. Começamos também a nos interessar pelos poços artesianos e pelos dispositivos que reduzem a vazão de água em nossas moradias.
A água logo será a primeira despesa do condomínio, se perdurarem a crise e o desperdício. Na quase totalidade dos condomínios brasileiros, as contas de água não são individuais. Isso gera mais consumo. Nos projetos mais recentes, está prevista a instalação de hidrômetros que vão finalmente fazer justiça: pagará mais quem consumir mais o precioso líquido. Mas enquanto o hidrômetro individual não for de uso generalizado nos condomínios, o desperdício vai continuar.
O Estado de São Paulo – onde está o maior contingente da população consumidora do país – tem apenas 1,3% do total da água doce em território brasileiro. São cerca de 55 mil condomínios no Estado de São Paulo. Praticamente todos têm algum tipo de desperdício de água. É hora de reverter a situação e preservar esse recurso finito em tempos conturbados. É hora também de perguntar quais são as dicas da Sabesp para reverter o quadro de desperdício em sua própria tubulação.
Ali estão as mega perdas decorrentes da manutenção insuficiente e fraudes do sistema. Felizmente, São Pedro voltou a ajudar com suas chuvas. Mas o Dia Mundial da Água é no domingo que fecha as águas de março. Estamos longe de poder comemorar.
(*) Hubert Gebara é vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP, presidente eleito da Fiabci Brasil e diretor do Grupo Hubert.
Matérias recomendadas