Discriminação em condomínio
Apostila homofóbica de segurança circula entre porteiros no RJ
Amigos de homossexuais são risco em manual de porteiros no Rio
“O porteiro nunca poderá subestimar esses indivíduos”. A frase, que fecha o item Moradores homossexuais, da apostila do Curso de Segurança Patrimonial, assinado pela empresa administradora de bens carioca BCF, diz muito do teor do texto.
De acordo com a cartilha, no entanto, os próprios “moradores homossexuais” não apresentam nenhum risco já que “isso faz parte da sua privacidade”. Os visitantes, porém, têm de ser bastante vigiados.
A apostila – homofóbica – foi distribuída esta semana para os moradores do edifício Palazzo Dei Visconti, em Botafogo, no Rio de Janeiro.
“É frequente os moradores homossexuais serem vítimas de latrocínios, assassinatos, roubos, furtos, lesões corporais dolosas, cujos autores são sempre seus amigos e que, na maioria das vezes, ficam sempre no anonimato”, afirma a apostila.
“Além de colocar em risco o próprio homossexual, esse amigo é quase sempre oriundo ou tem ligações com o submundo do crime e, em algumas situações, pertence a alguma quadrilha de criminosos”.
Esse texto está no item Moradores homossexuais e faz parte do capítulo Prevenção, um dos 7 itens da apostila, que traz na capa um palestrante identificado como “Comissário de Polícia”, “Consultor de Segurança Privada” e “Bacharel em Direito”, entre outros. Não se sabe quais medidas serão tomadas sobre o caso de preconceito.
Fonte: http://www.reporterdiario.com.br/