Disfarce de judeu
PM procura ladrão que invade prédios em SP
Polícia busca ladrão que engana porteiros e invade apartamentos de judeus em bairros nobres de SP
Crimes foram nos bairros de Higienópolis, Jardins e Pinheiros, áreas nobres. Secretaria de Segurança Pública informou que apura os casos e que um suspeito foi identificado.
A polícia procura um rapaz que conseguiu enganar porteiros e invadir apartamentos de judeus nas regiões de Higienópolis, Pinheiros e Jardins, bairros nobres de São Paulo. No último sábado (21), dia que os judeus dedicam à oração e ao descanso, o homem furtou dois apartamentos. Em um dos casos, o suspeito contou com a ajuda de um comparsa.
Nesta segunda-feira (23), o G1 havia mostrado que homens usando trajes semelhantes ao de judeus ortodoxos invadiram e roubaram apartamentos da capital paulista. Nesta terça-feira (24), o SP2 mostrou vídeos de câmera de segurança que mrevelam a ação dos ladrões.
Em um dos casos, o rabino Nathan Silberstein encontrou o apartamento dele, em Higienópolis, região central, completamente revirado depois de passar o fim de semana no interior para cerimônias religiosas.
O rabino e a polícia já sabem que a invasão por volta de 12h15 de sábado. Câmeras de prédios vizinhos mostram um jovem de barba caminhando na rua onde mora o rabino. Minutos depois, ele entra no elevador do prédio do rabino. Em seguida, o rapaz é visto novamente descendo a rua.
Ladrão usa kipá
No primeiro vídeo, ele aparece sem kipá, um tipo de chapéu usado por judeus. No outro, o ladrão aparece nos prédios entrando com o kipá. Por último, ele aparece com um chapéu, identificado como sendo do rabino que teve a casa invadida.
Sem conseguir levar nada de valor do apartamento do rabino, o suspeito seguiu para os Jardins. Lá, ele foi gravado quando tentava entrar num prédio na Alameda Lorena, mas foi barrado pelo porteiro.
A tática que o suspeito usou pra tentar entrar nos dois apartamentos foi a mesma: dizer que é judeu, que conhecia os donos e que tinha as chaves. No mesmo dia ele usou a mesma farsa para furtar ainda um outro apartamento no Itaim-Bibi, Zona Oeste.
Alvos eram lideranças religiosas
Vídeo mostra que ele, já dentro do prédio, ele voltou à portaria e autorizou a entrada de um comparsa. Eles chegam a se cumprimentar com um beijo no rosto e sobem tranquilamente pelo elevador até um apartamento, de onde a dupla levou joias.
Assim como no caso do rabino Nathan, as outras vítimas também eram lideranças religiosas. O rabino acredita que o criminoso tivesse informações sobre a rotina das famílias durante o shabat, no sábado, que é sagrado para os judeus.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou, por meio de nota, que o 15º DP (Itaim Bibi) investiga dois furtos à residência ocorridos neste final de semana na região de Pinheiros.
"O autor de um dos casos foi identificado e a equipe segue em diligências para prendê-lo. Uma das vítimas já prestou depoimento", diz a nota.
A SSP também informou que o DEIC instaurou inquérito para investigar o caso da Rua São Vicente de Paulo, na região de Higienópolis. "A Polícia Militar reorientou o policiamento na área e está em contato com os moradores da região por meio do Programa Vigilância Solidária."
Fonte: g1.globo.com/