Questões trabalhistas e fiscais geram as maiores dúvidas em síndicos, diz pesquisa
Segundo levantamento da Abadi, 44,8% dos gestores de condomínios têm questionamentos relativos aos temas
Questões trabalhistas e fiscais são as que geram as maiores dúvidas em síndicos do Rio de Janeiro. De acordo com os resultados de uma enquete realizada pela Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis (Abadi) em seu site, 44,8% dos gestores de condomínios afirmaram ser este o tema que gera mais questionamentos.
Em segundo lugar, vem a responsabilidade na preservação do Meio Ambiente, com 34,5% dos votos e, por fim, cuidados com a segurança patrimonial, com 20,7%. O levantamento do departamento jurídico da Abadi revela ainda que cerca de 30% das consultas realizadas em 2010 foram sobre inadimplência.
Fundo de reserva vem logo em seguida, com 15% das solicitações. Alterações na convenção condominial foi o terceiro tema mais questionado, com 12%, a frente de dúvidas sobre mandato dos síndicos, que teve 10% de demanda. Os demais temas citados no levantamento foram participação de inquilinos em assembleias, direito de vizinhança, uso de procurações em assembleias, fachadas de condomínios e escala de trabalho dos funcionários, que totalizaram 33% das consultas.
Para esclarecer dúvidas sobre a gestão condominial, como questões tributárias, previdenciárias e trabalhistas, assim como legislação condominial, inadimplência, meio ambiente, segurança, entre outros, a Abadi promove a 38ª edição do Encontro de Síndicos. O evento, promovido pela ABADI há 14 anos, acontecerá nos dias 24 e 25 de novembro de 2011, de 9h às 18h, no Clube da Aeronáutica (Praça Marechal Âncora,15- Centro).
As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site da entidade ou pelo telefone (21) 2217-6950. A ABADI solicita aos participantes que levem um quilo de alimento não-perecível no dia do evento, que será doado para a Sociedade Viva Cazuza. As vagas são limitadas.
Fonte: http://odia.terra.com.br
Matérias recomendadas