DIÁRIO e Sabesp fazem ação em condomínios
Diante da baixa adesão dos conjuntos ao desconto de 30%, será feita uma ação para conscientização
Com o intuito de conscientizar moradores de condomínios residenciais sobre o uso racional da água, a Sabesp e o DIÁRIO começam hoje uma ação em 18 mil condomínios das zonas Oeste, Norte, Leste, Su e central da capital. Mais de 170 “guardiões das águas” vão, em duplas, entregar na portaria de cada condomínio uma carta aberta destinada ao prédio, uma carta fechada para o síndico, um jornal informativo e dois cartazes para uso coletivo.
Em fevereiro foi lançado o bônus da Sabesp, determinado que quem economizasse água ganharia 30% de desconto na conta, Mas em março poucos condomínios aderiram. “Para se ter uma ideia, 39% das residências aderiram ao bônus. Dos condomínios, só 11 %, número bem inferior ao de casas, comércio e indústrias”, explica a gerente de relacionamento com o cliente da Sabesp, Samanta Ivonete de Oliveira.
Essa ação faz parte do projeto “Guardião das Águas”, da Sabesp, que visa combater o desperdício gerado principalmente pela falta de chuvas, que levou o Sistema Cantareira ao pior nível de água desde a sua existência. O sistema é responsável pelo abastecimento de parte da capital, além de mais dez cidades da Grande São Paulo.
O trabalho, contudo, precisa ser feito junto ao síndico, já que todo o material é entregue na portaria do prédio, com a preocupação de não interferir nas regras do condomínio. “Essa ação reforça a necessidade da união de todos em prol do uso consciente de água”, ressalta Roberto Proença, gerente de projetos especiais do DIÁRIO.
Outras ações/ Comércio e edifícios também firmaram acordo com o projeto para ampliar a conscientização pelo uso da água de maneira racional. “Nós, brasileiros, precisamos adotar uma cultura em relação ao uso de água”, reforça Samanta. Segundo a Sabesp, um hipermercado consome, em média, seis milhões de litros de água por mês. Se ele diminuir 20%, há economia mensal de 1,2 milhão de litros, água para abastecer 100 casas.
Fonte: http://www.diariosp.com.br/
Matérias recomendadas