O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Márcio Rachkorsky

Economia em condomínio

Uso racional da energia elétrica também é fundamental

12/11/14 08:44 - Atualizado há 8 anos
WhatsApp
LinkedIn

por Marcio Rachkorsky

Diante da maior crise hídrica da história de São Paulo, os condomínios estão adotando, com sucesso, medidas importantes -ainda que emergenciais- para a redução no consumo de água, sobretudo nas áreas de uso comum. E quanto à energia elétrica: os condomínios estão economizando? Não. Pelo contrário, os gastos só aumentam. Nas visitas que faço aos empreendimentos, acompanho um festival de desperdício de energia elétrica. E assim como ocorre com a água, a culpa por tal cenário desolador há que ser dividida entre o governo (que não adota políticas públicas efetivas), as construtoras e incorporadoras (que não concebem projetos eficientes), as concessionárias (que não incentivam o consumo racional), síndicos e administradores (que não discutem o tema nas assembleias) e moradores (que insistem em não abrir mão do conforto absoluto). Para piorar, muitos condomínios estão investindo fortunas em obras, benfeitorias e equipamentos que aumentam o consumo de energia, tais como aquecimento de piscina e ar condicionado nos apartamentos. Claro que há bons exemplos, e os chamados condomínios verdes, que investem e se preocupam com o consumo racional e consciente de energia, ganham destaque no mercado imobiliário. Eles, inclusive, têm valorização superior aos demais empreendimentos. Listo abaixo algumas medidas simples, que contribuem para a racionalização do consumo de energia elétrica nos condomínios:

  • instalar sistema de sensor de presença e 'minuteiras" para as luzes, sobretudo nas garagens e halls;
  • substituir as lâmpadas normais por LED;
  • instalar sistema de chamada inteligente dos elevadores;
  • revisar e modernizar as instalações elétricas;
  • cobrir as piscinas aquecidas durante a noite;
  • trocar bombas e equipamentos antigos
  • substituir chuveiros elétricos por a gás;
  • promover ampla campanha de conscientização aos moradores, incentivando a economia também nos apartamentos.

(*) Advogado, graduado pela PUC-SP, pós-graduado em direito contratual pelo CEUSP, especialista em condomínios, comentarista da Rádio CBN - Programa “Condomínio Legal”, membro da equipe “Chame o Síndico” do Fantástico da Rede Globo, autor do áudio-livro “Tudo Que Você Precisa Ouvir Sobre Condomínios” – Editora Saraiva, membro da Comissão de Direito Imobiliário e Urbanístico da OAB-SP; membro do Comitê Jurídico da AABIC (Associação das Administradoras de Bens, Imóveis e Condomínios de São Paulo), Presidente da Assosíndicos – Associação dos Síndicos do Estado de São Paulo, Coordenador do curso “Temas Jurídicos Aplicados aos Condomínios”,  da Escola Superior de Direito Constitucional;  colunista do jornal Carta Forense; colaborador e colunista do Jornal do Síndico; colunista da revista “Em Condomínios”; Colaborador do Caderno de Imóveis da Folha de São Paulo; colunista do “Guia Qual Imóvel”,  Palestrante e Conferencista.

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet