O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Mundo estranho

"Viagem no tempo"

MG: Edifício Acaiaca permitirá visitação a bunker a partir de 16/01

sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
WhatsApp
LinkedIn

Abrigo antiaéreo do Edifício Acaiaca, em BH, será aberto a visitação neste mês; saiba quando

Construção era previsto por lei na época do início da construção do prédio, em 1943, por causa da Segunda Guerra Mundial. O Acaiaca é um dos edifícios mais emblemáticos de Belo Horizonte.

Localizado no subsolo do icônico Edifício Acaiaca, o bunker — ou abrigo antiaéreo — do prédio será aberto para a visitação do público no próximo dia 16 de janeiro. (saiba mais abaixo)

A informação foi confirmada pela administração do prédio ao g1. Ainda não há detalhes sobre preços e horários de funcionamento das visitas.

Nas redes sociais, a administração do edifício disse que as visitas vão proporcionar "uma verdadeira viagem no tempo", transformando um dos espaços mais enigmáticos do prédio em uma "experiência que mistura curiosidades, cultura e o charme único do Acaiaca".

Construído na Segunda Guerra Mundial

Na época da construção do prédio, na década de 1940, as edificações precisavam seguir algumas regras. Entre elas, a inclusão de um abrigo antiaéreo, já que o mundo passava pela Segunda Guerra Mundial.

"Era um decreto do presidente Getúlio Vargas. Na época, prédios de uma determinada altura eram obrigados a ter um abrigo antiaéreo e o Acaiaca, que aprovou a planta no início dos anos 40, se enquadrava nessa altura e ele foi projetado", explicou Antônio Rocha Miranda, atual síndico do prédio e autor do livro 'Edifício Acaiaca: O colosso humano e concreto'.

Oitenta anos depois, a administração do prédio restaurou o espaço, no intuito de transformá-lo em uma atração histórica e cultural para o Centro de Belo Horizonte, de visitação aberta ao público.

História do bunker

Apesar de a planta ter sido aprovada e a obra iniciada em 1943, o Acaiaca só foi inaugurado em 1947, sem que o abrigo antiaéreo fosse usado, já que o Brasil não foi atacado na guerra.

O abrigo foi transformado em depósito e, ao longo dos anos, também chegou a dar espaço a uma cantina e ao sistema de telefonia do prédio.

A administração decidiu restaurar o espaço, resgatando o projeto original, que incluía paredes de concreto maciço, quatro células de capacidade total para 200 pessoas, uma sala anticâmara para descontaminação e uma saída de emergência — posteriormente bloqueada pelas salas do Cine Acaiaca.

O arquiteto Alexandre Fraga destacou a reconstituição da estrutura, incluindo a recuperação de exaustores e de um sirene de alerta.

O projeto arquitetônico original será doado para o Arquivo Público, com uma cópia exposta no local.

Fonte: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2025/01/07/abrigo-antiaereo-do-edificio-acaiaca-em-bh-sera-aberto-a-visitacao-neste-mes-saiba-quando.ghtml

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet