Edifício Andrea
Imóvel vizinho denuncia prejuízos após desabamento
Edifício Andréa: homem denuncia prejuízo de R$ 30 mil em imóvel próximo ao local do desabamento
O local segue interditado, mas não corre risco de desabar de acordo com vistoria da Defesa Civil
Homem denunciou, na manhã desta quinta-feira, 24, dano estimado em R$ 30 mil a seu imóvel próximo ao local do desabamento do Edifício Andrea, no dia 15 deste mês. O designer de interiores Ricardo Valle, que registrou um Boletim de Ocorrência no 4º Distrito Policial, no bairro Pio XII, disse que sua intenção foi ter um registro para tomar providências necessárias no futuro, quando os responsáveis forem identificados.
Ele ainda explicou que o imóvel foi inspecionado pela Defesa Civil e não corre risco de desabamento. Por prevenção, porém, foram colocadas algumas escoras para sustentação e o local segue interditado. “Ainda não tivemos espaço para fazer qualquer reparo, podemos levar especialistas para fazer análise, mas não há autorização para iniciar obras”, pontua.
O imóvel estava passando por reformas, mas, no dia do desabamento, a equipe responsável não foi até o local. “No horário em que o acidente aconteceu costumávamos estar lá diariamente, mas nesse dia acabamos não indo”, ressalta.
Até a tarde dessa quarta-feira, 21 pessoas foram ouvidas pela Polícia sobre a investigação das causas do desabamento. Ainda não há prazo para a conclusão do laudo técnico que deve avaliar as características da estrutura do prédio, de acordo com a Polícia Civil do Ceará.
Também ontem, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) liberou vias em torno do edifício Andréa que estavam bloqueadas devido ao trabalho de retirada dos escombros.
Ainda na manhã desta quinta-feira, 24, ex-moradores do Edifício Andréa foram resgatar documentos e objetos pessoais recolhidos pelo 4° DP. É o exemplo de Clotário Souza, que já havia recuperado uma pasta com documentos importantes, mas voltou à delegacia em busca de mais objetos, como o teclado musical de Ana Maria Ramos Nogueira, sua esposa.
Jovem que perdeu mãe e avós no desabamento depôs nesta quinta, 24
Fernando Marques, 20 anos, estava se arrumando para sair com a família quando o Edifício Andréa desabou. Ele foi o primeiro resgatado, mas sua mãe e avós maternos não foram encontrados com vida. Ele estava acompanhado de outros parentes quando chegou à 4º Distrito Policial, no bairro Pio XII, um pouco depois das 10 horas. O depoimento se estendeu até as 12h. Ao sair, seus acompanhantes informaram que não seria possível conceder entrevista. Fernando apresentava ferimentos leves leves nos braços.
Ao O POVO Online, o inspetor do caso, Jordão Santana, informou que três pessoas serão ouvidas hoje, quinta, 24. Além de Fernando, outro proprietário de um dos estabelecimentos atingidos pelo prédio, também deve comparecer à delegacia.
Fonte: https://www.opovo.com.br/