Elevadores no Brasil
Grande parte dos equipamentos carece de manutenção e modernização
Grande parte dos elevadores no Brasil carece de manutenção e modernização
País conta com mais de 500 mil equipamentos, metade deles entre Rio e São Paulo
O Brasil conta com mais de 500 mil elevadores, sendo que metade deles fica no eixo Rio-São Paulo. Dados da Seciesp (Sindicato das Empresas de Elevadores de São Paulo) apontam que entre 60% a 70% precisam ser modernizados.
Apesar de ser um meio de locomoção seguro e dos mais utilizados pelas pessoas, a falta de manutenção preventiva pode causar acidentes e interrupção dos serviços, gerando desconforto e transtornos aos usuários. Para o coordenador da Cipa Síndica, Bruno Gouveia, o síndico deve contratar uma empresa especializada para manter a manutenção em dia.
"Equipamentos desatualizados também estão desatualizados das atuais normas de segurança. Além disso, elevadores modernizados reduzem em até 40% o consumo de energia, evitando contas altas e desperdícios", afirma Gouveia.
Ele destaca que, além da economia e da segurança dos usuários, o administrador deve estar atento ao Artigo 1.348 do Código Civil, na qual pode ser responsabilizado por acidentes ocorridos em elevadores.
"Muitos acidentes são causados por interferência de terceiros não habilitados a fazerem esse tipo de trabalho. Na pressa em resolver um problema, alguns administradores recorrem ao paliativo. Isso pode gerar um incidente mais grave e ainda danificar o elevador, tornando o custo do conserto mais elevado e o tempo de inutilização do equipamento maior", explica o coordenador da Cipa Síndica.
Assessoria de imprensa Dona Comunicação