Empreendimento barrrado
Justiça proíbe novo condomínio perto de parque no Morumbi
Juíza barra condomínio ao lado de parque no Morumbi, em SP
Juíza barra condomínio ao lado de parque no Morumbi, em SP
A Justiça de SP proibiu a construção de prédios e condomínios num terreno de 7.000 m² que fica ao lado do parque Alfredo Volpi, na região do Morumbi (zona oeste). A sentença sai quase sete anos após a Sociedade Amigos da Cidade Jardim entrar com ação para impedir o empreendimento.
A associação diz que a construção infringiria leis ambientais e também desrespeitaria o processo de tombamento do parque, que tramita desde 1992. A juíza afirma que enquanto o processo de tombamento estiver em análise, qualquer empreendimento a 300 metros do parque deve ser autorizado pelo órgão do patrimônio.
OUTRO LADO
O empreendimento estava sendo tocado pelas construtoras Cyrela, Adolpho Lindemberg e Circular do Bosque.
A Cyrela disse que não poderia comentar o caso ontem. A reportagem enviou um e-mail à Adolpho Lindemberg, mas não obteve retorno. A reportagem não conseguiu achar ninguém da Circular do Bosque.
No processo, a Cyrela argumentou que a área não integra o parque Alfredo Volpi e localiza-se em outra quadra, separada por via pública. A Adolpho Lindemberg alegou que é apenas a construtora da obra, "mera prestadora de serviços, por meio de contrato de empreitada".
Já a Circular do Bosque disse que ocorreram audiências públicas e que o empreendimento "está fora da área envoltória [cerca de 500 m distante da área de mata atlântica, segundo a empresa] de bem tombado pelos órgãos de preservação ambiental".
A prefeitura, proibida de dar alvará das obras, informou que há prazo para recorrer, já que a decisão foi publicada na semana passada.
No processo, disse que houve legalidade na autorização da retirada das árvores. Disse ainda que não "existe impedimento à aprovação do empreendimento, que se enquadra aos usos permitidos".
Fonte: www.jornalfloripa.com.br