Entrada de serviço
Nova portaria de residencial em Niterói causa polêmica
Entrada de serviço causa polêmica em condomínio na Boa Viagem, em Niterói
Impasse surgiu após funcionário dos Correios ser impedido de utilizar portaria social
A instalação de uma portaria de serviço vem provocando polêmica num prédio da Boa Viagem. Moradores contam que a nova entrada, implantada há cerca de seis meses, foi criada para o trânsito de banhistas, transporte de animais de estimação e grandes cargas. Mas eles contam que o acesso vem sendo utilizado como forma de discriminação: carteiros e domésticas, por exemplo, são impedidos de utilizar a portaria social.
Segundo nota publicada dia 20 pelo colunista Ancelmo Gois, do GLOBO, um entregador dos Correios, ao ser informado das regras do condomínio, recusou-se a usar a entrada de serviço e foi embora sem fazer as entregas, alegando cumprir normas da empresa.
Sob condição de anonimato, uma moradora do edifício que testemunhou a cena atesta que o porteiro disse obedecer a “ordens do síndico”:
"Foi claramente um ato de discriminação. Empregados domésticos também são orientados a utilizar a porta de serviço. E, apesar de não haver proibição para que eles usem os elevadores sociais, isso ocorre de maneira involuntária, pois o corredor da entrada de serviço dá justamente no elevador de serviço", denuncia.
A equipe de reportagem tentou contato com o síndico do edifício e com o Sindicato dos Condomínios (SinCond) de Niterói, mas não teve retorno.
Segundo o secretário de gestão administrativa do Sindicato dos Empregados de Edifícios de Niterói, a prática persiste sobretudo em prédios da Zona Sul. Sem dar números, ele reforça, porém, que o volume de denúncias dessa natureza reduziu cerca de 30% na última década:
"Por meio da informação, os próprios empregados influenciaram para que houvesse essa mudança de postura".
De acordo com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Niterói, Claudio Vianna, a lei federal 7.716/89 impede que haja qualquer tipo de discriminação quanto à pessoa; apenas quanto ao transporte de objetos, vestimentas, horários ou outra circunstância de natureza organizacional do condomínio.
Os Correios informam que as correspondências devem ser entregues no exato endereço do destinatário e que, uma vez que a portaria alternativa do referido prédio se encontra em outro endereço (o acesso é por uma rua lateral), as entregas devem ser feitas pela porta social, conforme as regras de endereçamento postal.
Fonte: oglobo.globo.com