O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Artigos e opiniões

Escala 6x1 e os impactos nos condomínios

Necessidade de mais funcionários, prejuízos na escala 12x36 e aumento na cota condominial são listados por advogada sobre PEC da deputada Erika Hilton (PSOL)

21/11/24 03:06 - Atualizado há 26 dias
WhatsApp
LinkedIn
Martelo da justiça de madeira sobre mesa e ao fundo desfocado um homem de terno e gravata com caderno aberto nas mãos e uma mulher de blusa branca
PEC visa a reduzir a jornada semanal de trabalho a 36 horas, impactando escala 12x36 muito praticada em condomínios
iStock

Muito se tem falado, nos últimos dias, sobre a redução da jornada de trabalho semanal e a extinção da jornada em escala 6x1.

Mas, na verdade, a Proposta de Emenda Constitucional, de autoria da Deputada Erika Hilton (PSOL), vai mais além do número de dias de efetiva atividade profissional.

De acordo com a PEC em destaque, a jornada semanal seria reduzida a 36 horas semanais, não podendo ser superior a 8 horas diárias de trabalho.

O texto resultaria, inclusive, a depender das condições contratuais estabelecidas entre empregado e empregador, em semana de 4 dias  de trabalho e 3 dias de descanso.

Nada impediria, no entanto, jornada em 5 dias da semana, de forma que o trabalhador se ativasse, por exemplo, 8  horas nos 4 primeiros dias da semana e, 4 horas, no dia seguinte.

Nova jornada: oneração do setor produtivo e do consumidor 

O fato é que a aprovação da PEC resultaria em retrocesso para o setor produtivo. E, isso porque, quaisquer que sejam as condições contratuais, a adoção da nova jornada de trabalho oneraria o empregador, já que este, para manter a produtividade, seria obrigado a contratar mais pessoas para atendimento de sua demada. Certamente, o custo dessa alteração seria repassado aos consumidores em geral.

No caso de condomínios, sejam comerciais, residenciais e/ou mistos, não é diferente: não importa se o condomínio possui empregados orgânicos (regime CLT), se terceirza mão de obra ou se já se adaptou à portaria virtual; em quaisquer das circunstâncias acima, dependerão de mais pessoas para suprirem a necessidade de segurança, limpeza e manutenção.

Escala 6x1: impactos na escala 12x36

Nem mesmo a escala 12x36 fugiria à regra da jornada de 36 horas, já que ficaria limitada ao trabalho em  3 dias alternados da semana, o que acabaria por criar um vácuo entre a rendição de um colaborador por outro, na continuidade das atividades necessárias ao bom andamento da rotina do condomínio.

Além disso, é preciso esclarecer que, no caso de aprovação da emenda em questão, a jornada semanal de trabalho seria reduzida, mas os salários, obrigatoriamente, seriam mantidos no mesmo patamar.

Em conclusão: uma vez aprovada a PEC, nos termos propostos, a redução da jornada de trabalho, no caso de condomínios, viria, tão somente, para onerar o condômino.

(*) Paula Saad Bonito, formada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em 1994. Advogada especializada em Direito do Trabalho, atuando na área há 30 anos

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet