O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Mercado

Estrangeiros em condomínio

Em SP, chineses são a maioria entre os gringos

sexta-feira, 24 de março de 2023
WhatsApp
LinkedIn

Chineses são estrangeiros mais frequentes em condomínios de São Paulo, diz pesquisa

Levantamento da AABIC feito entre moradores gringos mostra que nativos no país asiático são maioria em 29% dos empreendimentos. Administradoras se reinventam em meio à mudança cultural e recorrem até a atendentes fluentes em mandarim

São chineses os moradores estrangeiros mais predominantes nos condomínios de São Paulo, revela uma pesquisa inédita da AABIC (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo), maior entidade representativa do segmento no estado. 

Segundo o levantamento, moradores nativos na China são maioria em 29% dos empreendimentos da capital quando considerados apenas os condôminos gringos. O percentual é superior ao número de americanos, que são maioria em 21% dos condomínios. Os argentinos vêm em terceiro, predominantes em 14%. Coreanos, franceses, alemães e libaneses também aparecem entre os estrangeiros mais frequentes.

Realizada no último mês de setembro em 894 condomínios administrados por associadas à AABIC, a pesquisa também revelou outros aspectos do perfil do condômino estrangeiro. Mudança de emprego e busca por melhores condições financeiras estão entre as principais razões que motivam a migração para o Brasil. A maioria mora em condomínios de médio padrão (56%), predominantemente na zona sul (36%) e no centro (29%).

A AABIC também perguntou para as administradoras se as empresas sentem que a vinda dos estrangeiros e a procura por imóveis em São Paulo vêm crescendo nos últimos anos. 57% das administradoras alegam que "sim", 14% informam "não" e 29%, "talvez".

Em alguns pontos da zona sul de São Paulo, como na avenida Brigadeiro Faria Lima, condomínios são preparados para receber uma alta rotatividade de moradores de diversas nacionalidades, geralmente visitantes a trabalho. Segundo a AABIC, boa parte desses empreendimentos vem recorrendo a concierges bilíngues para atender a demanda.

Administradoras se adaptam

As administradoras também vêm se preparando para a crescente onda de chineses nos empreendimentos de São Paulo. Algumas apostam até em gerentes de atendimento fluentes em mandarim para intermediar a relação com os asiáticos.

Filha de pais chineses, a gerente Suzana Sun é o diferencial de uma empresa administradora de condomínios da capital no atendimento aos clientes chineses que chegam para tirar dúvidas, fazer reclamações ou pedir a segunda via de boletos. Suzana também já foi intérprete de outros gerentes em assembleias realizadas em condomínios com alta incidência de orientais. "Quase sempre o condomínio possui um chinês fluente em português que serve como porta-voz dos demais moradores, mas quando isso não é regra, precisamos intermediar", explica a gerente.

Fonte: AABIC (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo).

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet